Aline Rocha e Vanessa Cristina terminam entre as 5 primeiras na maratona de Boston em cadeira de rodas
Aline e Vanessa terminaram a prova em quinto e quarto, respectivamente
As brasileiras Vanessa Cristina e Aline Rocha terminaram entre as cinco melhores atletas na maratona de cadeira de rodas de Boston, nos EUA, nesta segunda-feira, 17 de abril. A prova contou com 15 participantes.
“Estou muito feliz. Foi a quinta vez que participei da maratona de Boston. Em 2018, cheguei a pegar neve aqui. Neste ano, fez bastante frio e começou a chover no meio do percurso. Eu e a Aline tivemos um mental muito forte. Duas brasileiras no top-5 é algo sensacional”, afirmou a paulista Vanessa Cristina, que, no último sábado, 15, disputou uma prova de 5km, também em Boston, e ficou com a medalha de prata, com o tempo de 12min03.
“É muito gratificante terminar essa prova. É uma maratona muito difícil, com chuva e frio. Vimos muitos brasileiros vibrando durante o trajeto. Isso me incentivou bastante. Espero voltar mais vezes”, disse a paranaense Aline Rocha, campeã mundial na prova sprint de esqui cross-country e a única mulher brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno. Ela esteve presente nos Jogos de PyeongChang 2018 e Pequim 2022.
Maratona em cadeira de rodas: como funciona?
A maratona em cadeira de rodas possui a mesma distância da disputa tradicional, ou seja 42km. Os atletas utilizam cadeiras fabricadas em fibra de carbono. Por fim, as classes funcionais participantes vão da T51 a T57