Alemanha confirma disputa de três amistosos em junho
Ucrânia, Polônia e Colômbia serão as seleções adversárias entre os dias 12 e 20; partida contra ucranianos marca milésimo jogo da Mannschaft na história
Com um enorme trabalho de renovação e busca por uma equipe ideal para a disputa da Eurocopa em 2024, além do fato de não disputar as Eliminatórias para o torneio continental por já estar classificado como país-sede, a Alemanha segue à procura de seleções para disputar amistosos em datas Fifa. Nesta segunda-feira (24), a Federação Alemã de Futebol (DFB) confirmou três partidas para serem realizadas no próximo mês de junho, entre os dias 12 e 20, disputados contra Ucrânia, Polônia e Colômbia.
Contra os ucranianos, é preparada uma programação especial por duas razões. A primeira, pelo fato do país continuar em assolação na guerra contra a Rússia. O amistoso servirá também como mais um momento de ajuda humanitária. O segundo é a comemoração do milésimo jogo da Seleção Alemã em sua história.
A partida contra a Ucrânia será disputada no Weserstadion, em Bremen/ALE, em 12 de junho. No dia 16, o jogo contra a Polônia será realizado em Varsóvia, capital polonesa. No dia 20, o amistoso diante da Colômbia vai acontecer na Veltins Arena, em Gelsenkirchen/ALE. Segundo o presidente da DFB, Bernd Neuendorf, afirmou que a escolha de Bremen para o milésimo jogo foi bastante pensada pela direção da entidade.
“A milésima partida internacional da seleção principal masculina alemã é um evento muito especial. Queremos usá-la para enviar um sinal claro de paz e compreensão internacional contra a guerra e a destruição. É por isso que estamos muito felizes por podermos jogar uma partida internacional com a Ucrânia em razão do nosso aniversário. A partida especial será disputada em Bremen. A DFB quer alcançar os muitos torcedores em Bremen e arredores. Para a DFB, Bremen pertence ao mapa do futebol.”
Avaliação técnica dos amistosos
Ex-jogador, ex-treinador e atual diretor esportivo da Federação Alemã, Rudi Völler explicou que o Weserstadion, local onde o Werder Bremen disputa seus jogos, é o ambiente propício para a realização de um evento que relembre a história da seleção da Alemanha, bem como seja referência para manifestações de paz e ajuda humanitária.
“Com a milésima partida da seleção masculina, a DFB pode olhar para trás em uma história comovente. O Weserstadion oferece exatamente o cenário certo para este jogo especial de aniversário, com o qual mostramos nosso apoio à Ucrânia, mas também fornecemos ajuda muito específica e arrecadar doações.”
A Alemanha disputou dois jogos no último mês de março, os únicos de 2023 até o momento. O Os comandados de Hansi Flick venceram o Peru por 2 a 0 e foram derrotados pela Bélgica por 3 a 2. O treinador analisou os três próximos amistosos por um viés mais técnico e observa que a atuação diante dos belgas deve servir como um norte, tanto para o que precisa ser executado como para o que precisa ser corrigido.
“Nestes amistosos, queremos aproveitar o que o time mostrou na segunda fase do jogo contra Bélgica. A primeira meia hora do jogo nos mostrou no que temos de trabalhar antes da Euro, mas, se a equipe aprender as lições certas e jogar como fez diante da Bélgica nos 60 minutos seguintes, defendendo com paixão e avançando com coragem. Sabemos que vamos nos encontrar com os torcedores, eles também estão conosco e o estádio estará conosco. Sentimos esse apoio muito claramente e queremos aproveitar esse momento nas próximas três partidas.”