Grande parte do mérito da classificação do Corinthians às quartas de final do Paulistão deve ser concedido à dupla de ataque Yuri Alberto e Róger Guedes. Os jogadores participaram diretamente de 17 dos 19 gols do Timão nas 12 rodadas disputadas, o que corresponde 89,47%.
Róger Guedes passou em branco na vitória por 3 a 1 sobre o Santo André, no último sábado, na Neo Química Arena, pela 12ª rodada. O camisa 10 é o artilheiro do Paulistão com oito gols marcados, mesmo número do são paulino Galoppo. Ele ainda deu uma assistência.
Yuri Alberto, que ficou em jejum de de seis rodadas, desencantou no empate por 2 a 2 contra o Santos, fez dois gols contra o Santo André e assumiu a vice-artilharia da equipe, com quatro gols. O camisa 9 segue como maior garçom da equipe, com quatro assistências.
A dupla estará novamente em campo contra o Ituano no próximo domingo, às 16h, na Neo Química Arena, em jogo decisivo das quartas de final.
O curioso é que Vítor Pereira, técnico do Corinthians na temporada passada, chegou a dizer que ambos não poderiam jogar juntos após derrota para o Atlético-GO, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
“A opção por jogar com Róger e Yuri foi minha, só eu tenho que assumir a responsabilidade, mas não me parece que a gente consiga defender os corredores dessa forma. Para mim, claramente, não dá, não dá. Dessa forma, não dá. Eles (Atlético-GO) criaram situações de dois conta um nas laterais porque defendemos mal”, disse o treinador na época.
Veja abaixo a participação direta em gols da dupla Róger Guedes/Yuri Alberto no Corinthians em 2023
Vitória por 3 a 0 sobre o Água Santa: 2 gols e 1 assistência de Róger Guedes; 1 gol e 2 assistências de Yuri Alberto
Vitória por 2 a 1 sobre o Guarani: 1 gol de Róger Guedes e 1 assistência de Yuri Alberto
Vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo: 1 assistência de Róger Guedes
Vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP: gol de Róger Guedes
Empate por 2 a 2 contra o Palmeiras: gol de Róger Guedes
Vitória por 3 a 0 sobre o Mirassol: 2 gols de Róger Guedes e 1 assistência de Yuri Alberto
Empate por 2 a 2 contra o Santos: 1 gol de Yuri Alberto e 1 gol de Róger Guedes
Vitória por 3 a 1 contra o Santo André: 2 gols de Yuri Alberto