O técnico Ricardo Gareca está de volta ao Vélez Sarsfield. No começo da tarde desta quarta-feira (1), o presidente Miguel Callelo acertou os últimos detalhes do retorno do técnico de 65 anos, que havia deixado o comando da seleção peruana em outubro de 2022.
O Torcedores.com apurou que Ricardo Gareca assinou contrato até dezembro de 2023. O acordo entre as partes prevê a extensão do vínculo caso o clube conquiste Campeonato Argentino ou a Copa da Liga Argentina.
Esta será a segunda passagem do treinador pelo Vélez Sarsfield. Ele trabalhou pela primeira vez no clube de 2009 a 2014. O ciclo só foi interrompido por causa de uma proposta irrecusável para comandar o Palmeiras em 2014.
Porém, Ricardo Gareca teve breve passagem pelo clube paulista devido aos maus resultados na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, foram 13 partidas, quatro vitórias, um empate e oito derrotas.
Ainda segundo apurou a reportagem, Ricardo Gareca retorna ao Vélez Sarsfield acompanhado do seu “time de confiança”: o auxiliar técnico Sergio Santín e o preparador físico Néstor Bonillo que trabalharam com ele no clube há nove anos.
Ricardo Gareca sempre foi considerado a principal opção de Miguel Callelo para assumir o lugar do uruguaio Alexander Medina que foi demitido no último sábado após a derrota do time por 2 a 1 para o Boca Juniors, no Estádio José Amalfitani.
Ele chega com a missão de comandar o Vélez Sarsfield nas campanhas no Campeonato Argentino e Copa da Liga Argentina, onde a equipe pega o Deportivo Español, dia 19 de março, em jogo válido pela primeira fase do torneio.
Ricardo Gareca recusou convite para treinar seleção sul-americana
Ricardo Gareca teve passagem bem sucedida pela seleção peruana entre 2015 e 2022. Nesse período, ele classificou a equipe para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. Além disso, conduziu Paolo Guerrero e companhia ao vice-campeonato da Copa América de 2019.
Logo após anunciar o fim do ciclo do seu trabalho à frente do Peru, o treinador ficou disponível no mercado da bola. Desde então, o argentino passou a ser o principal alvo da Federação Equatoriana de Futebol para assumir o lugar de Gustavo Alfaro na seleção equatoriana.
O treinador tinha um acordo verbal para comandar a “La Tri” a partir de março. Apesar disso, a entidade demorou a formalizar a proposta dando brecha para que Ricardo Gareca voltasse a ouvir novas propostas. Diante disso, ele acertou seu retorno para o Vélez Sarsfield.