O técnico Ricardo Zielinski foi um dos primeiros nomes especulados para comandar o Ceará em 2023. Apesar disso, a diretoria alvinegra acabou acertando com outro nome estrangeiro: o paraguaio Gustavo Morinigo.
O Torcedores.com apurou que Ricardo Zielinski tem o desejo de trabalhar no Brasil no futuro. Enquanto isso na acontece, ele negocia seu retorno ao futebol argentino. Isso porque, o treinador pode assumir o Independiente.
Ele foi oferecido ao clube pois está desempregado desde o começo desta semana, quando foi demitido do Nacional, do Uruguai. As conversas estão bem adiantadas. A ideia é costurar um acordo até o fim da atual temporada.
O primeiro nome especulado pelo Independiente foi Gustavo Alfaro, que comandou a seleção equatoriana na Copa do Mundo de 2022. Mas o interesse no argentino esfriou porque, no entendimento da diretoria roja, ele não pareceu interessado em assumir o clube.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Independiente tem prioridade por um técnico argentino para comandar o time. Diante disso, o clube descartou nomes como o uruguaio Martín Lasarte e o colombiano Juan Carlos Osorio.
O diretor esportivo do Independiente, Jorge Damiani, tentou a contratação de José Pékerman. O técnico, que soma passagens pelas seleções da Argentina, Colômbia e Venezuela, era visto como o nome ideal pelo dirigente.
Apesar da sondagem, o veterano não demonstrou interesse em comandar a equipe de Avellaneda. Isso porque, ele tem sondagem do futebol asiático para assumir uma equipe nacional. O nome, por ora, é mantido em sigilo por uma questão de estratégia de mercado.
A carreira de Ricardo Zielinski
Aos 63 anos, Ricardo Zielinski também comandou o Racing Club, entre 2016 e 2017. O Atlético Tucumán, entre 2017 e 2020, o que o credenciou para treinar o Estudiantes, entre 2021 e 2022. Seu último trabalho foi no Nacional, do Uruguai.