O Sporting despachou o Arsenal em pleno Emirates Stadium após empatar por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis, goleiro Adán defendeu a cobrança de Gabriel Martinelli. Com o resultado, a equipe portuguesa aguarda o sorteio nesta sexta-feira (17). Os gols da partida fora de Xhaka e Pedro Gonçalves deixou tudo igual.
Xhaka abre o placar
O Sporting começou o jogo em cima, tentando surpreender o Arsenal em seu domínio, com isso ocasionando a primeira finalização. O atacante Tricão recebeu na esquerda e levou pra meio, arriscando colocado, a bola passou rente ao poste esquerdo.
Foi apenas essa a reação dos visitantes, já que a partir dos 15 minutos, só deu Arsenal. Primeiramente, Gabriel Jesus interceptou o cruzamento e tentou de qualquer jeito, goleiro Adán defendeu com os dedos. No entanto, na segunda tentativa, não teve jeito. Jorginho lançou Gabriel Martinelli na esquerda e bateu rasteiro, Adán defendeu , mas no rebote, Xhaka soltou a bomba e estufou as redes: 1 a 0.
A partir desse momento, os Gunners dominaram as ações e perdeu várias oportunidades. A maior delas foi de Gabriel Jesus, que na pequena área, tentou no cantinho, Adán mais uma vez espalmou com uma das mãos. A equipe portuguesa ainda tentou com Ugarte, arriscando de fora da área, mas foi pra fora. Diante disso, acabando a etapa inicial com vantagem dos donos da casa.
Pedro Gonçalves empata
Como no começo do tempo anterior, o Sporting pressionou as linhas adversárias, buscando o empate. Enquanto o Arsenal preferiu administrar e sustentar o resultado, Portanto, foram várias excursões ao ataque neste princípio de segunda etapa, no lado portugues.
De tanto pressionar, os Leões Lusitanos foram presenteados com uma pintura de Pedro Gonçalves. Em uma atrapalhada de Jorginho no meio de campo, Pedro Gonçalves pegou a sobra, viu Ramsdale adiantado e tentou dali mesmo, a bola encobriu goleiro e entrou, um golaço: 1 a 1.
E o Sporting seguia em cima do Arsenal, que não mostrava nenhuma reação e aos 25 minutos, mais uma chance. Edwards foi acionado sozinho na frente e Ramsdale defendeu, dessa vez com o rosto e ficou desacordado. Os Gunners só voltaram ao jogo apenas por volta dos 30 minutos, quando Fábio Vieira disparou um míssil de falta e Adán espalmou pra escanteio.
Após essa tentativa o jogo ficou mais equilibrado, com o Arsenal buscando mais o ataque, mas pecava na falta de criatividade, No outro lado, a equipe portuguesa sentou no resultado e arriscava o contra-ataque. Então ficando mesmo para a prorrogação.
Gunners pressionam, mas param em Adán
Os Gunners retornaram para o tempo prolongado mais acesos e perderam uma oportunidade de ouro. Trossard aproveitou passe errado da defesa e tentou bater no canto, Adán defendeu no reflexo e a bola bateu na trave. Os donos da casa ainda tentaram com Holding que meteu de cabeça, mas foi por cima, terminando tudo igual o primeiro tempo.
Na segunda etapa da prorrogação, Adám se tornou o salvador dos portugueses. Começando em uma cabeçada de Gabriel Martinelli, que afastou em direção ao escanteio, E na última oportunidade do tempo normal, o goleiro salvou no reflexo, após cabeceio de Gabriel Magalhães. Com tudo isso apenas restando as penalidades para decidir a vaga.
Gabriel Martinelli perde penalti e Adán vira o herói portugues
Nas cobranças: Jerry, Ricardo Sousa, Gonçalo Inácio e Artur Gomez converteram para o Sporting. Enquanto no Arsenal: Odeegard, Saka e Troosard, acertaram. No entanto quando chegou a vez de Gabriel Martinelli, brilhou mais uma vez a estrela de Adán, que defendeu no canto direito. Então só restou Nuno Miguel converter a sua cobrança e garantir os Leões nas quartas da Europa League.