Sem Scarpa e Danilo, Nottingham Forest empata com Everton em casa e segue na parte de baixo da tabela
Ex-palmeirenses não foram escalados nem mesmo para o banco de reservas; equipe segue na luta para fugir do rebaixamento
A vida de Gustavo Scarpa não está fácil na Premier League, o jogador não ficou nem no banco de reservas para a partida contra o Everton. Danilo, que foi contratado recentemente pelo time inglês, também não ficou no banco de reservas. O jogo acabou em empatado em 2 a 2 e deixou Forest e Everton na parte de baixo da tabela da Premier League.
Scarpa e Danilo fora até do banco de reservas
A mídia esportiva brasileira não entendeu muito bem a decisão de Steve Cooper. Muitos inclusive questionaram o fato de Cooper de não deixar Scarpa sequer no banco de reservas.
Danilo, que atuou como titular do Forest contra o Manchester City, também levou vários internautas a contestarem a decisão de Cooper.
Primeiro tempo
Jogando em casa, o Nottingham Forest começou a partida com o volante Shelvey cometendo um pênalti aos oito minutos. O Everton, que também luta para fugir do rebaixamento, marcou com Grey. Assim, o time com o pior ataque da Premier League saiu na frente no jogo desse domingo.
Aliás, a escalação de Shelvey em lugar de Danilo, que saiu do Newcastle após perder espaço com a chegada de Bruno Guimarães no elenco, foi muito criticada por internautas brasileiros. Shelvey é um volante com muita força e pouca técnica, o que, de certa forma, é o exato oposto do ex-palmeirense Danilo.
Com os brasileiros Felipe e Renan Lodi, convocado para a seleção brasileira pelo técnico interino Ramon Menezes, o Nottingham Forest não conseguia colocar a bola no chão e fazer seu jogo.
Felipe e Lodi, por exemplo, que já formaram o lado esquerdo da defesa do Atlético de Madrid, não conseguiam tornar a ala esquerda do Forest tão agressiva quanto era no time espanhol. Somente por volta dos 15 minutos o Nottingham Forest começou a tocar mais a bola. Até então o jogo tinha sido pura correria e muito bate rebate no meio de campo.
Após, o gol de pênalti, o Everton tentava, na base da intensidade, manter o domínio do placar. Por essa razão, o jogo, apesar de muito disputado, não tinha grandes jogadas. Somente aos 18 minutos o Forest conseguiu fazer uma bela troca de passes até o jovem Brennan Johnson — formado nas categorias de base do Forest —, pegou um rebote de Pickford, após um belo chute de fora da área do bom meia Gibbs-White, e mandou para o fundo das redes.
Gibbs-White, aliás, é um dos motivos de Scarpa permanecer no banco. O meia, que tem cinco assistências e dois gols na atual temporada do Forest, faz uma boa sequência desde a volta dos jogos da Premier League após o final da Copa do Mundo, o que dificulta a presença de Scarpa na equipe titular, porém, isso não explica o motivo do ex-palmeirense não estar sequer no banco de reservas.
O Forest, depois do gol de empate, passou a dominar a partida. O Everton, por sua vez, manteve a pegada forte adotada desde a chegada do técnico Sean Dyche, que substituiu Frank Lampard.
Foi assim, na correria e na bola parada, que o Everton chegou ao segundo gol aos 28 minutos do primeiro tempo. O francês Abdoulaye Doucouré, que não jogava com Frank Lampard, e é titular absoluto de Dyche, marcou de cabeça. Com esse placar o Everton deixava a zona de rebaixamento.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Nottingham Forest voltou pressionando. Não demorou muito e logo aos cinco minutos o jogo teve sua primeira confusão. Gibbs-White em uma disputa de bola acabou levando amarelo após se desentender com Dwigth McNeil, que também recebeu cartão.
Depois disso, Felipe e Renan Lodi também entraram em uma confusão com os jogadores do Everton. Demarai Gray, atacante do Everton levou amarelo após se desentender com o lateral brasileiro, o qual, na jogada seguinte, levou um entrada dura do zagueiro James Tarkowski, que também levou amarelo.
Assim, o jogo de briga contra o rebaixamento foi perdendo em qualidade técnica, mas ganhando muito em emoção.
As disputas cada vez mais pegadas aliadas ao cansaço das duas equipes foi deixando o jogo mais favorável ao Everton, que se fechou e passou a jogar nos contra-ataques. A equipe do Forest ficou nervosa com o passar do tempo. Isso prejudicou muito a troca de passes do time de Lodi e Felipe.
Nesse momento, percebendo que sua equipe estava perdendo o controle da partida, Cooper fez três alterações. Entraram os atacantes Denys e Ayew, além do meio campista Ryan Yates. Saíram Colback, Freuler e Wood.
As mudança não surtiram efeito imediato e o Everton passou a ter mais controle da partida. O Forest só conseguiu empatar novamente com Brennan Johnson, que de canhota chutou no ângulo de dentro da área, após uma bela roubada de bola do zagueiro Felipe. A jogada do gol de empate começou com um desarme do zagueiro, que iniciou o contra-ataque.
Apesar da tentativa de conseguir a vitória, mais na força do que na técnica, o Forest não foi capaz de sair com a vitória jogando em casa. Assim, a equipe de Scarpa segue na décima quarta colocação, com 26 pontos, e o Everton permanece em décimo oitavo, na zona de rebaixamento, com 22 pontos.