Depois de ser eliminado do Paulistão na fase de grupos e se classificar na Copa do Brasil, o Santos se movimenta no mercado da bola para reforçar o elenco para a sequência da temporada; confira as principais notícias da semana:
‘Novela’ Ângelo chega ao fim
O Flamengo tentou de tudo por Ângelo e chegou a oferecer 12 milhões de euros, valor que agradou ao Santos. No entanto, o jogador optou por permancer no clube do litoral com a intenção de cumprir o contrato e, em um futuro próximo, ter a chance de ir para o futebol europeu.
Em comunicado, ele agradeceu o Flamengo e se declarou ao Santos: “Quero aqui agradecer ao Clube de Regatas do Flamengo, aos seus dirigentes e sua tão apaixonada torcida por todas as manifestações afetuosas e também pela proposta que me honrou muito. Porém, eu tenho um projeto e um ciclo que está acertado com o Santos Futebol Clube e quero honrar com a palavra que passei aos meus companheiros, aos responsáveis pelo clube e a nossa Santástica torcida, que pode ter certeza de que nós estamos juntos”, diz parte do comunicado do jovem jogador.
Classificação na Copa do Brasil
Sem muitos problemas, o Santos superou o Iguatu por 3 a 0 e avançou de fase na Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Marcos Leonardo (duas vezes) e Lucas Barbosa.
Agora, os próximos compromissos do Santos serão apenas em abril: dia 5, pela Copa Sul-Americana, e no dia 15, contra o Grêmio de Luis Suárez, fora de casa, no sul do Brasil.
Reforços à vista?
O Santos tem a intenção de reforçar o elenco com um zagueiro, um lateral-esquerdo e outro direito, um meio-campista, dois atacantes de velocidade e um centroavante. Odair Hellmann comentou sobre o assunto e ‘brecou’ as expectativas:
“Quanto mais pudermos acelerar, melhor. Mas não vamos criar expectativa de reforços em três ou quatro dias. Futebol não funciona assim. Não teremos lentidão, faremos o movimento de potencializar o grupo. Mas calma!”, afirmou ele.
Alguns nomes são ventilados: Jamerson, lateral-esquerdo do Guarani, e o volante Jean Lucas, do Monaco, são algumas das possibilidades, além do atacante Gabriel Barros, do Ituano.
Sobre Jean Lucas, que teve passagem importante em 2019 com Jorge Sampaoli, o Santos alinha com o Monaco o formato da negociação, que, se acontecer, deve ser por empréstimo.
Santos quinta força de São Paulo?
O jornalista Mauro Cezar Pereira analisou os momentos de Santos e Red Bull Bragantino em uma discussão sobre quem é a “quarta força” do estado neste momento: “Momentaneamente [o Bragantino] é um time melhor, mas também no Campeonato Brasileiro [de 2022] foi bem mal. O técnico ainda era o [Maurício] Barbieri por sinal, e fez uma última temporada péssima. Um rápido parênteses: em qualquer clube, o torcedor pede uma gestão de futebol profissional”, começou explicando.
“O Santos é o contrário, é um clube que ainda tem muitas interferências desse amadorismo. A diferença é que um clube está muito amarrado ao passado, como a maioria, e o outro tem uma gestão mais moderna. E não tem pressão de torcida. Quarta força? Pode ser momentaneamente [o Santos], mas não dá pra comparar. Para o Bragantino chegar perto do Santos, vai levar um milhão de anos”, avaliou ele.
Zanocelo de saída
Insatisfeito, Vinicius Zanocelo deve sair do Santos dentro dos próximos dias. Sem a vaga de titular, o meio-campista tem discordâncias técnicas e financeiras no Peixe. Neste cenário, Internacional, Vasco da Gama, outros clubes do Brasileirão Série A e até equipes estrangeiras aparecem como candidatos para adquirir o volante de 22 anos.
Argentino no radar
O Santos ofereceu R$ 10 milhões por Lorenzo Faravelli, mas ele deve seguir no Independiente del Valle. Os equatorianos não estão dispostos a liberar o argentino do elenco.