A notícia não é nada animadora para a torcida do Palmeiras. O volante Eduard Atuesta, que se lesionou durante um treino, no dia 28 de fevereiro, foi submetido a exames médicos e, segundo divulgado pelo clube, teve uma grave lesão detectada e, por isso, terá de ser submetido a uma cirurgia.
Apesar de o técnico Abel Ferreira ter outras opções para a posição, a lesão do colombiano pode atrapalhar o planejamento alviverde pensando à longo prazo. Isso porque, Eduard Atuesta era peça-importante na hora do português rodar o elenco a fim de evitar o desgaste dos principais jogadores.
O Palmeiras informou que o atleta passou por exame de ressonância de magnética que constatou o rompimento total do ligamento cruzado do joelho direito. Diante desse cenário, o colombiano terá de ser submetido a uma cirurgia, ainda sem data divulgada pelo clube, e que o tratamento está sendo acompanhado pelo departamento médico.
Quando Eduard Atuesta volta a jogar pelo Palmeiras?
O Palmeiras não divulga a previsão de recuperação de seus jogadores. No entanto, Eduard Atuesta pode perder boa parte da temporada devido a lesão. A princípio, um problema desta magnitude pode afastá-lo das atividades por pelo menos seis meses. Com isso, o meio-campista só teria condições de retornar aos gramados no começo de setembro.
O Torcedores.com apurou que o médico do Palmeiras, Vinícius Martins, está cuidado dos últimos detalhes do período pré-operatório. Embora o clube não tenha divulgado, a tendencia é de que Gilberto Camanho, ortopedista especializado em cirurgia de joelho e consultor médico do clube, faça o procedimento no jogador.
Ele é considerado uma referência no que diz respeito a intervenções no joelho na medicina do esporte na América do Sul. Gilberto Camanho tem em seu currículo operações de outros jogadores como no atacante Wesley, ex-Palmeiras, adquirido no começo desta temporada pelo Cruzeiro.
Eduard Atuesta, de 26 anos, está no Palmeiras desde janeiro de 2022. O clube empenhou US$ 3,7 milhões (R$ 20,7 milhões, à época) para adquirir 70% dos direitos econômicos do colombiano. O restante do passe segue vinculado ao Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Seu contrato com o clube do Palestra Itália vai até dezembro de 2026.