A Portuguesa da Ilha está ampliando a rede de captação de jovens em busca de novos jogadores em Minas Gerais. O clube vem negociando contrato com o Tupi, de Juiz de Fora, que passará a integrar a lista de times que fornecem atletas a Lusa Carioca.
O Torcedores.com apurou que a Portuguesa da Ilha vê a região como ponto estratégico para garantir as melhores opções jovens que estão surgindo na cidade mineira. Isso porque, o Tupi cedeu recentemente jogadores para atuar nas divisões de base do Volta Redonda.
A ideia do vice-presidente de futebol Marcelo Barros é buscar atletas que possam atuar nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Os clubes negociam os últimos detalhes da parceria que deve ser anunciada nos próximos dias.
Em contrapartida, o clube carioca deve ceder jogadores para reforçar o elenco do Tupi na disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro. Até o momento, a diretoria alvinegra anunciou 16 contratações. O número atletas deve aumentar após o fim do Cariocão.
Ainda segundo apurou a reportagem, a Portuguesa da Ilha está ampliando o número de núcleos de capacitação. Atualmente, o clube carioca possui cinco pontos de observação de jogadores espalhados pelo interior do Rio de Janeiro.
Além disso, a Lusa Carioca possui profissionais em pontos estratégicos no Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul observando e analisando atletas que possam a vir integrar as divisões de base do clube.
O Tupi, que está formando um elenco competitivo para retornar a elite do futebol mineiro, também negocia parceria com Goiás e Vitória-BA. Caso o acordo seja sacramentado, o Galo Carijó poderá se beneficiar da chegada de mais jogadores para a disputa do Módulo II.
Mercado
O técnico Flávio Tinoco, ex-zagueiro do Fluminense no começo dos anos 2000, aguarda a chegada de reforços para fechar o elenco do Tupi. A contratação mais badalada, até o momento, é o Marcos Vinícius Ribeiro Viana, o Araruama.
Revelado nas divisões de base do Botafogo, o volante de 33 anos assinou contrato com o clube mineiro até o fim da atual temporada. O acordo prevê a extensão do vínculo caso a equipe consiga o acesso para o Módulo I do Campeonato Mineiro.