Home Automobilismo MP pede condenação de Nelson Piquet após comentários racistas e homofóbicos contra Lewis Hamilton

MP pede condenação de Nelson Piquet após comentários racistas e homofóbicos contra Lewis Hamilton

Declarações de ex-piloto foram condenadas como ofensas racistas e homofóbicas, confira detalhes

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Na noite da quarta-feira (08), o Ministério Público do Distrito Federal emitiu sua decisão condenando o ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet. O motivo são as ofensas racistas e homofóbicas proferidas pelo ex-piloto ao heptacampeão da Fórmula 1: Lewis Hamilton, confira detalhes e relembre o caso

Nelson Piquet condenado

Após um acidente no GP de Inglaterra, na corrida de Silverstone em 2021, Nelson Piquet chamou Lewis Hamilton de “neguinho”. Além disso, também proferiu ofensas consideradas de cunho homofóbico ao heptacampeão mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A declaração apenas surgiu em junho de 2022, onde afirmava: “O “neguinho (Lewis Hamilton) meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte é que só o outro (Verstappen) se f*deu (…), o “neguinho devia estar dando mais o c* naquela época”.

Segundo o MPDFT, as falas do ex-piloto brasileiro configuram “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Repercussão

Embora Lewis Hamilton não tenha mostrado interesse na via legal após as declarações, a Educafro e a Aliança Nacional LGBTI moveram o processo e pediram a condenação e uma indenização.

Cabe mencionar que, na época das declarações, Nelson Piquet foi duramente criticado pela organização da Fórmula 1, jornalistas e por pilotos. Inclusive, Lewis Hamilton disse: “Não sei por que continuamos a dar ouvidos a essas vozes mais velhas. Mentalidades arcaicas precisam mudar”.

Assim, terá a indenização de R$10 milhões, e os autores pedem que Nelson Piquet também tenha que publicar uma nota através das suas redes sociais realizando um pedido de desculpas público. Neste texto terá que reconhecer o erro de fazer alusões racistas e retratando-se das suas declarações homofóbicas.

PUBLICIDADE
Better Collective