Luxemburgo conta bastidores de quando subiu Danilo ao profissional do Palmeiras: “Era reserva na base”
Treinador foi o responsável por subir vários garotos ao time profissional do Verdão
O técnico Vanderlei Luxemburgo é um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro e principalmente do Palmeiras.
Muito vitorioso nos anos 90 e na primeira década deste século, o treinador vive um declínio na carreira nos últimos anos e não treina nenhuma equipe desde 2021.
E o último título da carreira do vitorioso treinador foi em 2020, quando venceu o Paulistão comandando justamente o Palmeiras, um dos times que mais foi vencedor.
Em 2020, Luxa comandou um projeto de reestruturação do clube. Foi o primeiro ano sem Alexandre Mattos e sem os investimentos milionários. Era uma nova filosofia, que dura até hoje.
O treinador teve poucos reforços, tendo a missão de promover jogadores da base para o time principal. Uma utilização maior da base era um pedido da torcida.
Então, Luxemburgo subiu nomes como Gabriel Menino, Patrick de Paula, Wesley, Veron, Renan e Danilo. Todos foram importantes nas conquistas recentes do clube.
Danilo foi o último a subir para os profissionais do Palmeiras
Nessa leva de jogadores da base, Danilo foi o último a subir para o time principal. No podcast “Denílson Show”, Luxemburgo contou detalhes de como promoveu o volante para jogar com ele.
“Quando eu cheguei ao Palmeiras, por característica minha, eu gosto de olhar a base. Olho para a base o tempo todo, coloco para treinar… e se o garoto tiver 16 anos eu boto para jogar, não tô nem ai”, disse Luxemburgo, que completou:
“Então, a primeira coisa que fiz foi uma reunião com o João Paulo (coordenador da base do Palmeiras). Falei para ele que conhecia bem a base do Palmeira e queria levar todo mundo para o time de cima. Então, subi vários garotos. Já botei para jogar o Gabriel Menino, Patrick de Paula e mais um outro que não lembro.”
Então, Luxa detalha o momento que viu Danilo jogar e o que chamou a atenção dele.
“Eu estava em um treinamento dos reservas do profissional contra os reservas do juniores. Tinha um canhotinho lá que estava arrebentando. Tocava para lá, para cá… nunca tocava para trás. Só para frente e ia buscar jogo.”
“Perguntei dele para o João Paulo, que me disse que ele era reserva do Patrick e do Gabriel Menino na base. Eu falei: ‘como reserva deles? Ele é melhor que os dois’. Na hora eu já pedi para puxar ele para o time de cima. Na semana seguinte, já botei para jogar”, contou Luxemburgo.
Danilo, que atualmente joga no Nottingham Forest, da Inglaterra, foi o garoto que teve mais destaque dessa leva. Foi o que ficou mais tempo como titular do clube, foi importante em vários títulos, além de ter sido convocado para a seleção brasileira.