Vai começar a Conmebol Libertadores deste ano, mas antes, é claro, será feito o sorteio da fase de grupos. O sorteio será realizado hoje (27), na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai. Além de definir os grupos da Libertadores, o evento também ira definir os grupos da Sul-Americana, como de costume. O evento vai começar às 21 horas (horário de Brasília).
O sorteio da Libertadores vai ser transmitido pelos canais oficiais da Conmebol. Além disso, a ESPN também irá mostrar os caminhos dos clubes na Libertadores e na Sul-Americana. Como de costume, o sorteio tem os times divididos em 4 potes, conforme o ranking deles na Conmebol. Veja quais times estão em cada pote.
Potes da Libertadores
No pote 1 teremos Flamengo, que por ser campeão da última edição, obrigatoriamente vai encabeçar o Grupo A. Fora o Rubro-Negro, o pote 1 também conta com: Palmeiras, Athletico-PR, River Plate da Argentina, Boca Juniors, Nacional do Uruguai, Olímpia do Paraguai, e Independiente del Valle, do Equador. Todas essas equipes irão ser cabeça-de-chave de seus grupos.
Já no pote 2 temos mais brasileiros, lembrando que clubes do mesmo país não se enfrentam nessa fase. Os times do segundo pote são: Corinthians, Internacional, Fluminense, Libertad do Paraguai, Atlético Nacional da Colômbia, Barcelona do Equador, Racing da Argentina e Colo-Colo do Chile. Caso uma dessas equipes caia no mesmo grupo onde já existe um representante de seu país, o time vai para o próximo grupo.
No pote 3 temos: Bolívar e The Strongest da Bolívia, Melgar e Alianza Lima do Peru, Metropolitanos e Monagas da Venezuela, Aucas do Equador e Argentinos Juniors. Mesmo critério de impedimento de enfrentar times do mesmo país.
Para finalizar, no pote 4 temos: Liverpool do Uruguai, Deportivo Pereira da Colômbia, Ñublense do Chile e Patronato da Argentina. Fora esse times, no pote 4 ainda há as quatro equipes que vieram da pré Libertadores. Atlético-MG, Independiente Medellín da Colômbia, Cerro Porteño do Paraguai e Sporting Cristal do Peru. Essas quatro equipes, diferentemente das outras, podem cair em grupos onde há outro time de seu país.