O futebol mundial está de luto mais uma vez. O francês Just Fontaine, maior artilheiro de uma edição de Copa do Mundo na história, faleceu aos 89 anos, na cidade de Toulouse. A notícia foi confirmada na manhã desta quarta-feira (01º).
O atacante é dono de uma marca que muito dificilmente será superada por algum jogador. O ex-atleta marcou 13 gols em apenas uma edição da Copa do Mundo, em 1958, na Suécia, ficando com a terceira colocação.
Para ter uma mensuração do tamanho dessa marca, ele é o quarto maior artilheiro da história dos Mundiais ficando atrás dos alemães Klose e Gerd Müller, além do brasileiro Ronaldo. A diferença é que todos os outros disputaram mais de uma Copa do Mundo.
Apesar de ter seu nome na história por essa marca, Fontaine nunca pareceu dar muita importância para o fato, sempre exaltando outros aspectos da carreira.
“Sempre fui reduzido a este recorde. Eu, no entanto, nunca o evoquei. Mas me falavam sobre isso o tempo todo”, explicou.
Fontaine encerrou cedo sua carreira
Apesar de ter brilhado na Copa do Mundo da Suécia, Fontaine não teve a oportunidade de disputar outro Mundial devido a problemas duas fraturas que os forçaram a encerrar sua carreira em 1962, com apenas 28 anos.
Nascido em Marrakech, no Marrocos (na época um protetorado da França), o atacante jogou pelo USM Casablanca, Nice e Reims, clube onde teve maior brilho e encerrou sua carreira. Ele atuou por 304 jogos nesses clubes e na seleção, marcando 289 gols, uma impressionante média de 0,95 por partida.
Após pendurar as chuteiras, Fontaine treinou a seleção da França por duas partidas, e ainda passou por Luchon, PSG (colocando o clube na elite do campeonato francês), Toulouse e pela seleção do Marrocos.