O São Paulo pode ter a chance de ver um de seus jogadores defender uma das mais tradicionais seleções do futebol europeu. O jornal Gazzetta Dello Sport informa sobre a existência de um suposto interesse em convocar futuramente o meia Giuliano Galoppo para a Azzurra.
De acordo com a publicação, o meia são-paulino estaria numa lista de atletas aos quais o técnico Roberto Mancini poderia considerar para futuras convocações do time italiano. O argentino tem passaporte italiano e poderia ser considerado para uma chamada futura para defender a formação quatro vezes campeã mundial e atual campeã europeia.
O nome de Galoppo é um de vários citados pelo jornal italiano para serem possíveis nomes a serem convocados por Mancini dentre atletas com passaporte italiano que são originários de outros países, como os de Gianluca Prestianni, do Vélez Sarsfield, Marco di Cesare (Argentinos Juniors) e Nicolas Capaldo, do Red Bull Salzburg, atletas que constam da lista da publicação italiana.
Um dos fatores citados pela Gazzetta é uma ‘preocupação’ de Mancini com a falta de talentos jovens para montar o time italiano, que não jogou as duas últimas Copas e sem grande presença de atletas do país nos times que tem brigado por competições como a Champions. As atuais listas da Azzurra tem misturado veteranos com atletas que tentam buscar espaço em seus times com estrangeiros.
Além disso, a motivação para a decisão para uma possível convocação do jogador do São Paulo tem a ver com um futuro rival de Galoppo na Copa Sul-Americana. Mateo Retegui, jogador do Tigre, foi convocado para as primeiras partidas da Itália nas Eliminatórias para a Eurocopa e marcou gols nas partidas contra Inglaterra e Malta, se tornando um possível exemplo para a busca por mais talentos nascidos fora da Itália para a Azzurra.
GALOPPO JOGANDO PELA ITÁLIA??? 😱😱😱 Depois das boas atuações de Retegui, argentino naturalizado italiano, a seleção também estaria observando o jogador do São Paulo pra uma possível convocação! 👀🇮🇹
Crédito: Gazzetta dello Sport pic.twitter.com/PENHBVm37L
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) March 28, 2023
Um ex-jogador são-paulino, Rafael Tolói, tem figurado nas convocações italianas, bem como outro brasileiro (Emerson Palmieri). Aliás, a primeira conquista mundial da Azzurra foi marcada pela grande presença de atletas de origem italiana (vindos de Argentina e Brasil) no elenco comandado por Vittorio Pozzo (os chamados ‘oriundi’).