Tamires comemorou o momento da modalidade no Brasil, mas afirmou que existe um longo caminho para se percorrer
A lateral-esquerda Tamires aproveitou o Dia Internacional das Mulheres para fazer um balanço da modalidade que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Apelidada de “Mamãe da Fiel”, a jogadora do Corinthians explicou o atual momento do futebol feminino no país.
Para a atleta, a modalidade vem recebendo um espaço cada vez maior e com um crescimento nítido, porém ainda existe um longo caminho para se percorrer dentro do país.
“A gente não chegou aonde a gente gostaria, mas estamos evoluindo, muito felizes com as conquistas que estamos tendo, com a competitividade do Brasileiro, (que está) cada vez melhor, as oportunidades que estão aparecendo para as categorias de base. É um processo positivo e com muitas coisas boas ainda para acontecer”, explicou.
Com 35 anos e passagens pela seleção brasileira, Tamires é uma das atletas que passou por mais de uma geração de jogadoras e pode avaliar esse crescimento existente na categoria.
“Eu fui essa atleta que passei por gerações, comecei quando não tinha nada realmente. Hoje a gente tem clubes “de camisa”, investimento, uma estrutura maior. Muitos clubes ainda deixam a desejar, precisam ainda investir mais, e não simplesmente dar a camisa para as meninas”, contou.
Tamires pede mais investimento na base
Um dos pontos levantados por Tamires é que a modalidade precisa de um maior investimento nas categorias de base para o surgimento de novas atletas.
“A maior conquista que tivemos foi olhar para a base. Nosso futuro começa com essas menininhas de 13, 14 anos, tendo bolsas de estudos, já jogando em equipes grandes, já tendo uma estrutura melhor, para se equilibrarem fisicamente e taticamente. Quando chegarem em uma equipe profissional, já estarão mais preparadas”, afirmou.
Tamires ainda aproveitou a oportunidade para aconselhar as garotas a não desistir de seus sonhos e buscar o melhor para se tornar uma atleta.
“Meu recado é: sempre acreditar. A gente não pode, nunca, desistir dos nossos sonhos. O esporte educa, disciplina, e se você tem o sonho de ser uma jogadora de futebol, as oportunidades estão aí, então vá atrás delas, não desista no primeiro “não” e acredite sempre, independentemente de qualquer coisa. Lembre-se sempre que você tem de ser uma atleta de respeito, de personalidade”, concluiu a lateral do Corinthians.