O Ituano começa neste domingo (19) a jogar as semifinais do Campeonato Paulista. enfrentando o Palmeiras no Allianz Parque. Mas pouco antes da partida, o clube teve que lidar com assunto complicado com um atleta de seu elenco.
Em suas redes sociais, o Galo divulgou que o volante André Luiz foi afastado do elenco da equipe por conta do envolvimento do atleta em um esquema de manipulação de resultados na última rodada do Brasileirão Série B de 2022, em que atletas recebiam valores para cometer pênaltis em jogos para beneficiar grupos de apostadores.
Na nota, o Ituano considerou ‘surpreendente’ saber que um jogador de seu elenco estaria entre os suspeitos de participar de tal esquema, investigado pelo Ministério Público de Goiás e teve que proceder pelo afastamento do jogador por política de ‘tolerância zero’ a casos como este.
“Considerado a gravidade da denúncia e em consonância com nossa política de tolerância zero perante este tipo de comportamento, decidimos pelo afastamento imediato do atleta de nosso elenco. Os assessores jurídicos do Ituano já estão analisando o caso em maiores detalhes. Depois, tomaremos uma conclusão definitiva em relação ao atleta”, diz o texto.
Segundo a denúncia do MP-GO, André Luiz faria parte do esquema quando jogava pelo Sampaio Corrêa na última Série B. Ele não se envolveu diretamente na manipulação, cujo jogo da Bolívia Querida contra o Londrina, pela rodada final da competição, mas teria ciência de tal esquema e teria participado do pagamento a atletas do clube maranhense para cometer os pênaltis pedidos pelos intermediários dos apostadores.
Com o afastamento, o volante não jogará mais no Paulistão e corre risco de ter seu contrato rescindido pelo Ituano por conta da denúncia.