Home Futebol Grêmio: Renato Gaúcho pode igualar invencibilidade de Tite em 2001

Grêmio: Renato Gaúcho pode igualar invencibilidade de Tite em 2001

Tricolor Gaúcho recebe o Ferroviário nesta quinta-feira (16), buscando a classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Grêmio terá um importante desafio nesta quinta (16), pela 2ª fase da Copa do Brasil. Assim, o Tricolor Gaúcho enfrentará o Ferroviário hoje, às 20h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. Portanto, o Imortal precisa vencer a equipe cearense para seguir na competição. Um empate proporcionará disputa de pênaltis.

Renato Gaúcho busca manter a boa fase da equipe e poderá atingir nesta noite uma marca importante. Afinal, a maior invencibilidade do Grêmio no Século XXI pertence a Tite. Nesse sentido, o ex-técnico da seleção brasileira obteve, em 2001, um período invicto de 20 partidas. Número que Renato poderá igualar nesta noite, diante do Ferroviário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesse sentido, a atual série sem perder do Grêmio é de 19 jogos. Na soma, constam as 13 partidas que o Tricolor Gaúcho disputou em 2023, mais as seis últimas do Brasileirão Série B do ano passado. Dessa forma, a última derrota do Imortal aconteceu há quase seis meses. Em 30 de setembro de 2022, o Grêmio foi superado pelo Sampaio Corrêa por 2 a 1 no Maranhão, pela 32ª rodada da competição nacional.

Tite ganhou a Copa do Brasil e o Gauchão pelo Grêmio durante sequência invicta

Há 22 anos, Tite realizava seu primeiro trabalho num grande clube do futebol brasileiro, logo após ganhar o Gauchão pelo Caxias em 2000. Então, conduziria o Grêmio às conquistas do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil em 2001. Durante as decisões contra, respectivamente, Juventude e Corinthians, Tite construiu a histórica sequência invicta pelo Tricolor Gaúcho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, a invencibilidade gremista de Tite durou 20 jogos e mais de três meses. Pela Copa do Brasil que seria vencida pelo Grêmio, o Tricolor Gaúcho perdeu por 1 a 0 para o Santa Cruz no Recife em 18 de abril de 2001. Neste meio tempo, celebrou as duas taças, incluindo também a do estadual. O futuro técnico da seleção brasileira só voltaria a sair derrotado em 2 de agosto daquele ano, na estreia daquela edição do Brasileirão Série A, para o Athletico-PR por 2 a 0, na Arena da Baixada.

Renato Gaúcho só perdeu duas vezes desde o retorno ao clube em setembro

Aliás, Roger Machado esteve muito próximo de chegar aos mesmos 20 jogos de invencibilidade no ano passado. Nesse sentido, ficou 18 partidas sem perder entre 8 de maio e 13 de agosto, no Brasileirão Série B de 2022. Ou seja, se manteve invicto por três meses. Contudo, uma sequência de resultados negativos faria com que fosse substituído por Renato Gaúcho.

Por fim, o atual técnico do Grêmio, desde quando retornou à Arena em setembro, só perdeu duas vezes. Além do já mencionado revés para o Sampaio Corrêa, a penúltima derrota de Renato Gaúcho ocorreria diante do Novorizontino por 2 a 0 fora de casa, em 16 de setembro, no segundo jogo depois do início da quarta passagem do treinador pelo Imortal.

PUBLICIDADE
Better Collective