Eliminado no Paulistão, o Alvinegro agora colhe os cacos diante de um princípio de crise. Portanto, o Torcedores.com resume tudo sobre o Corinthians hoje.
Eliminação
No último domingo (12), o Corinthians encarou o Ituano em jogo válido pela as quartas de final do Paulistão 2023. No tempo normal, o placar acabou empatado por 1×1, contudo, nas penalidades o goleiro Jefferson Paulino brilhou, classificando a equipe do interior.
Prejuízo
Diante da eliminação, o Alvinegro encerrou o estadual com apenas a sétima melhor campanha. Dessa forma, o clube recebeu cerca de R$ 420 mil com a participação valor esse abaixo do previsto. Ao passo que a ideia da diretoria era alcançar no mínimo uma semifinal, garantindo uma bonificação de pelo menos R$ 850 mil, no quarto lugar.
Copa do Brasil
Além do prejuízo financeiro, o Corinthians ainda precisa ficar atento a participação na Copa do Brasil 2024. Com as mudanças nas regras de classificação da CBF, o Campeonato Paulista agora destina cinco vagas das melhores campanhas para o torneio nacional. Como a equipe de Fernando Lázaro terminou na sétima colocação, precisaria garantir uma vaga na Copa Libertadores pelo Brasileirão.
Em contrapartida, ainda há outras duas formas para garantir uma participação na competição. A primeira seria vencer a Copa Paulista, campeonato entre equipes menores do futebol paulista, geralmente que não tenham mais calendário. Por fim, os corinthianos precisariam torcer para que dois rivais entre, Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino avançassem para a Copa Libertadores, abrindo mais vagas no Paulistão.
Dependência
A princípio, dos 13 confrontos do Corinthians no ano, os três em que Renato Augusto não esteve em campo, os paulistas marcaram apenas um gol e não conseguiram vencer. Na temporada vigente, o meia marcou um gol e deu três assistências, muitas vezes como o principal elo de criação nas jogadas da equipe.
Futuro de Fernando Lázaro
Em entrevista o presidente corinthiano Duílio Monteiro Alves descartou qualquer possibilidade de mudança envolvendo a comissão técnica. Do mesmo modo, o mandatário voltou a enaltecer o trabalho do treinador Fernando Lázaro.
“São dois meses de trabalho, não é necessário falar disso. O vestiário está triste. Tínhamos uma expectativa grande, também pelo que time vinha jogando. Em jogo eliminatório não pode errar e não fizemos um bom primeiro tempo. Não existe a menor possibilidade de mudança. O trabalho vem evoluindo”
Reforços
Os torcedores do Corinthians seguem na cobrança por mais reforços. Ao mesmo tempo, sem dar muitos detalhes, Fernando Lázaro frisou que o clube paulista conversava sobre novas contratações. antes da eliminação.
“Agora não é o momento. Mas, claro, faz parte do processo. Já vínhamos falando de algumas situações, clube está se movimentando, continua esse processo. Não era para agora porque o objetivo era seguir na competição