Essa semana é especial para o fã brasileiro da F1. Há 40 anos, em 1983, o “tema da vitória” era tocado, pela primeira vez.
E não, ele não embalou uma vitória de Ayrton Senna que, naquela altura, nem havia estreado na categoria. Senna chegaria na temporada seguinte pela Toleman.
O tema da vitória estreou tocando em um triunfo de Nelson Piquet, na época, piloto da Brabham, no GP Brasil, daquele campeonato que seria o bi de Nelson em cima de Alain Prost da Renault.
Segundo levantamento dos jornalistas Rafael Lopes e Fred Sabino para o ge, a música foi executada 73 vezes. Entre os brasileiros, quem mais ouviu o tema foi Ayrton Senna com 38 vezes. Em segundo lugar, estão empatados no “ranking” Nelson Piquet e Rubens Barrichello (11 vezes). Felipe Massa, vem em terceiro, com dez.
“Acabou que virou a “música do Senna”, né? Eu acho interessante ter uma música para vitórias de brasileiros, ainda que ela não tenha surgido para isso.”, comenta Leonardo Marson, editor-chefe da Racing.
Tema da vitória foi encomenda da Globo
A trilha foi uma encomenda da TV Globo, responsável pelas transmissões da Fórmula 1 na ocasião, para a bandeirada da etapa brasileira realizada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Os arranjos foram do maestro Eduardo Souto Neto (compositor da canção) e do grupo Roupa Nova, que estava estourado com sucessos como “Canção de Verão”.
Música tocou para pilotos estrangeiros na Fórmula 1
Mas não foram só os pilotos do Brasil que tiveram suas conquistas com o tema de vitória de fundo. Ele tocou para dois estrangeiros: Alain Prost, piloto da Renault, em 1984 e Gerhard Berger, austríaco da McLaren, em 1991.
No caso de Berger, a trilha foi no embalo do tricampeonato de Senna, conquistado naquele mesmo GP do Japão em Suzuka.