PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Automobilismo F1: tema da vitória tocou pela primeira vez há 40 anos; relembre

F1: tema da vitória tocou pela primeira vez há 40 anos; relembre

Tema da vitória para pilotos estrangeiros, também, desde 1983

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Essa semana é especial para o fã brasileiro da F1. Há 40 anos, em 1983, o “tema da vitória” era tocado, pela primeira vez.

E não, ele não embalou uma vitória de Ayrton Senna que, naquela altura, nem havia estreado na categoria. Senna chegaria na temporada seguinte pela Toleman.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O tema da vitória estreou tocando em um triunfo de Nelson Piquet, na época, piloto da Brabham, no GP Brasil, daquele campeonato que seria o bi de Nelson em cima de Alain Prost da Renault.

Segundo levantamento dos jornalistas Rafael Lopes e Fred Sabino para o ge, a música foi executada 73 vezes. Entre os brasileiros, quem mais ouviu o tema foi Ayrton Senna com 38 vezes. Em segundo lugar, estão empatados no “ranking” Nelson Piquet e Rubens Barrichello (11 vezes). Felipe Massa, vem em terceiro, com dez.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Acabou que virou a “música do Senna”, né? Eu acho interessante ter uma música para vitórias de brasileiros, ainda que ela não tenha surgido para isso.”, comenta Leonardo Marson, editor-chefe da Racing.

Tema da vitória foi encomenda da Globo

A trilha foi uma encomenda da TV Globo, responsável pelas transmissões da Fórmula 1 na ocasião, para a bandeirada da etapa brasileira realizada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Os arranjos foram do maestro Eduardo Souto Neto (compositor da canção) e do grupo Roupa Nova, que estava estourado com sucessos como “Canção de Verão”.

PUBLICIDADE

Música tocou para pilotos estrangeiros na Fórmula 1

Mas não foram só os pilotos do Brasil que tiveram suas conquistas com o tema de vitória de fundo. Ele tocou para dois estrangeiros: Alain Prost, piloto da Renault, em 1984 e Gerhard Berger, austríaco da McLaren, em 1991.

PUBLICIDADE

No caso de Berger, a trilha foi no embalo do tricampeonato de Senna, conquistado naquele mesmo GP do Japão em Suzuka.

Better Collective