O início da temporada 2023 da Fórmula 1 pode ser considerado um pesadelo para o atual vice-campeão mundial, Charles Leclerc.
Depois de ser obrigado a abandonar a primeira prova do ano (o Grande Prêmio do Bahrein), o piloto monegasco está punido e vai perder dez posições no grid de largada para o Grande Prêmio da Arábia Saudita.
De acordo com informações oficiais, a punição ocorre porque a Ferrari vai utilizar o terceiro componente eletrônico diferente no carro do piloto. O máximo permitido em regulamento é de dois componentes.
A largada para o GP da Arábia Saudita está marcada para ocorrer no próximo domingo (19), às 14h (horário de Brasília).
Isso significa que Charles Leclerc pode receber novas punições, caso a Ferrari necessite fazer outros ajustes.
“Tivemos dois problemas, sendo um na manhã de domingo, quando ligamos o motor, e outro na corrida”, relatou o chefe da escuderia, Frédéric Vasseur.
“Infelizmente, ambos foram no controle eletrônico. É algo que nunca havíamos visto. Espero que agora esteja tudo sob controle”, acrescentou.
“Fizemos uma análise profunda, mas infelizmente isso significa que teremos que pagar a punição em Jeddah porque temos apenas dois componentes desse por temporada”, completou.
Vasseur também falou sobre Charles Leclerc e manteve o otimismo em relação à temporada 2023 da F1.
“Ele está trabalhando forte pela equipe e tentando fazer o que é melhor para todos. A punição não é uma boa notícia, mas também não é o fim da temporada. Vamos ver o que ocorre em Jeddah”, declarou.
“Ele está totalmente convencido e trabalhando conosco, motivando a equipe a um caminho positivo”, finalizou o chefe da Ferrari.
F1 pune Charles Leclerc para o GP da Arábia Saudita
BREAKING: Charles Leclerc to receive a grid penalty at the Saudi Arabian Grand Prix#SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/mYvk0RMPHE
— Formula 1 (@F1) March 15, 2023