O meia peruano Christian Cueva, que no Brasil teve passagens por São Paulo e Santos, acertou seu retorno ao futebol sul-americano. O jogador, que estava desde 2020 no Al Fateh, da Arábia Saudita, foi anunciado no clube em que se destacou no Peru, o Alianza Lima.
O clube peruano anunciou Cueva com pompa de ídolo e destacou que o meia “volta para sua casa”. Além disso, começou a utilização do atleta como garoto propaganda de seu sócio-torcedor.
Cueva passou por São Paulo e Santos
O meia de 31 anos foi revelado pelo Universidad San Martin, do Peru, em 2008, onde se destacou e ficou na eqiupe até 2012. Após cinco temporadas na equipe do futebol peruano, saiu para o Unión Española, do Chile, onde disputou poucos jogos e logo foi emprestado ao Rayo Vallecano, da Espanha. Em 2014, voltou ao Peru para assinar com o Alianza Lima, onde enfim se destacou em seu país. Disputou 31 jogos e nove gols, o que chamou a atenção do Toluca, do México, que o contratou. Em 2016, assinou com o São Paulo.
Foram três anos no clube, com alguns momentos de destaque, mas algumas lesões e casos de indisciplina. Deixou o clube em 2018 com 88 jogos, 20 gols e 17 assistências. Foi para o Krasnodar, da Rússia, mas logo fechou com o Santos. Ficou no clube por poucos meses, acumulou problemas, e disputou apenas 16 jogos. Saiu por empréstimos ao Pachuca, do México, e depois ao Malatyaspor, da Turquia. Pouco atuou e assinou com o Al Fateh, da Arábia Saudita. Foram três anos no clube, com 51 partidas, com 16 gols, até acertar sua volta ao futebol peruano.