Nesse final de semana, Barcelona e Real Madrid voltam a se encontrar. O enfrentamento vem sendo algo corriqueiro nessa temporada e os confrontos têm sido mais equilibrados do que vinham sendo nos últimos anos.
Um dos destaques dessa nova edição do clássico mais famoso da Espanha é o enfrentamento entre Benzema e Busquets, o espanhol está com 34 anos, enquanto o francês já completou 35. Ambos estiveram em lados opostos do campo pela primeira vez em 2009, cerca de 14 anos anos.
Com a saída de Messi e Sergio Ramos de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, o confronto entre Busquets e Benzema se tornou o mais longevo entre todos os atletas presentes nos clubes. Até o momento, ambos estiveram presentes em 40 partidas. Já o argentino e o atual zagueiro do PSG já atuaram em 42.
Até agora, foram 18 vitórias de Sergio Busquets, contra sete empates e 14 vitórias de Benzema, uma leve vantagem para o espanhol que pode ser explicada pelo tempo em que Messi esteve presente e desequilibrou o clássico a favor dos Catalães.
O curioso é que o enfrentamento de 2009, primeiro envolvendo os dois jogadores na história, foi um jogo entre Barcelona e Lyon, pela Champions League 2008/08, vencido pelos espanhóis. Logo depois, o francês se mudaria para o Real Madrid.
Outra marca que Busquets carrega atualmente é de “Rei dos Clássicos”. O volante já esteve em campo em 46 enfrentamentos, tendo ultrapassado os 45 de Messi e Sergio Ramos e ficando a frente de Benzema, que conta com 41 jogos.
Benzema, do Real Madrid e Busquets, do Barcelona, estão em processo de renovação contratual
O jogo desse final de semana corre o risco de ser um dos últimos envolvendo ambos os jogadores. Tanto Benzema quanto Busquets estão renovação suas renovações com seus respectivos clubes e podem acabar trocando de time na próxima temporada.
O francês tem avançado nas tratativas com o Real Madrid, com a imprensa da Europa afirmando que estaria praticamente acertado. Já Busquets ainda negocia com o Barcelona, que passa por uma crise financeira e procura formas de diminuir sua folha salarial. O veterano era cotado como sendo um dos primeiros a ser dispensado, contudo, após suas boas atuações o técnico Xavi pediu para que permanecesse no Barça.