No processo de transformação das mídias migrando para plataformas digitais, a Rede Globo, líder de audiência televisa há décadas vem encarando uma grande concorrência com o alto investimento do streaming.
Dessa forma, tanto a direção do canal, bem como jornalistas e demais profissionais, buscam uma nova adequação no mercado da comunicação. Tal processo implicou de fato em demissões e saídas de rostos conhecidos na Plim Plim. Veja as mudanças na emissora no setor de esportes em 2023.
PVC
Um dos principais jornalistas do futebol brasileiro, Paulo Vinícius Coelho, deixou a Rede Globo após três anos. Com poucas oportunidades na TV aberta e não aparecendo como principal comentarista nas grandes transmissões, diferente de outras emissoras, o profissional não foi bem aproveitado nos canais esportivos.
Depois de uma proposta da Paramount, topou o desafio de mudar para o Streaming. Na plataforma, deve participar da cobertura da Copa Libertadores e Sul-Americana.
Isabella Scalabrini
Após 44 anos, Isabella Scalabrini deixou a empresa da família Marinho. Começando como estagiária, a jornalista ganhou destaque nos esportes, sendo uma das primeiras mulheres a cobrir as Olímpiadas de 1980.
Em seguida, ainda entrevistou grandes personalidades como Ayrton Senna, Pelé e tantos outros. Assim também, Scalabrini é considerada uma das pioneiras no jornalismo esportivo feito por mulheres.
Eudes Júnior
Outro nome bem conhecido nas chamadas dos jogos do SporTV, Eudes Júnior pediu demissão do Grupo Globo, depois de 10 anos na casa. Atualmente, o jornalista ainda não anunciou um retorno para as telinhas, mas segue ativo nas redes sociais.
Guido Nunes
Da mesma forma que Eudes Júnior, o repórter Guido Nunes também pediu demissão da emissora carioca após 10 anos. Entretanto, a sua saída acabou “fora do padrão”, com o mesmo anunciando a saída ao término do Seleção Sportv, programa que apresentava naquele momento.
Jota Júnior
Considerado uma das principais vozes da narração brasileira, a saída de Jota Júnior chamou muita atenção do público. Entretanto, não foram apenas os telespectadores que ficaram surpresos, o narrador também.
Nas redes sociais, o jornalista revelou que a decisão partiu da empresa. Jota Júnior trabalhava no setor de esportes da Globo desde 1999.
Fernando Gentil
Uma das principais apresentadoras da TV Globo nos últimos anos, a saída de Fernanda Gentil também causou estranheza. De acordo com o Notícias da TV, o rompimento de contrato aconteceu após os fracassos dos programas apresentados pela jornalista desde que mudou para o entretenimento.
Vale lembrar que a apresentadora ganhou popularidade comandando o telejornal Globo Esporte, e posteriormente se estabelecendo no jornalismo esportivo.
Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo
Nesta terça-fera (21), o canal televiso anunciou as saídas dos comentaristas Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo. O casal era responsável por analisar as decisões da arbitragem durante os campeonatos transmitidos pela emissora.
Como resultado, a líder de audiência extinguiu o programa “Central do Apito”, mantendo apenas o ex-árbitro PC Oliveira na equipe de comentaristas.