Home Futebol Ceará elimina Fortaleza e se garante na final da Copa do Nordeste

Ceará elimina Fortaleza e se garante na final da Copa do Nordeste

Vozão crava a trinca no rival, vence pela terceira vez no ano e está na decisão

Mateus Costa Urcezino
Colaborador do Torcedores

Noite de festa alvinegra no Castelão! Ceará bateu o Fortaleza por 3 a 2 e é finalista da Copa do Nordeste de 2023. É a terceira vitória seguida do Vovô sobre o seu arqui-rival na temporada. Em um clássico movimentado, Erick abriu o placar, Calebe empatou e Caíque colocou os alvinegros na frente. Na segunda etapa, Tite fez contra, Lucero ainda diminuiu, mas foi tarde demais.

PUBLICIDADE

Ceará leva vantagem na primeira etapa

O clássico começou bastante movimentado, com as duas equipes buscando o ataque, mas como nos duelos anteriores, o Ceará teve mais ímpeto e conseguiu a penalidade. Na grande área, Erick foi derrubado por Lucas Crispim e depois de muita demora, o árbitro olhou no VAR e marcou a infração. O próprio Erick foi para a cobrança e bateu firme no canto direito: 1 a 0.

O time leonino acordou após a abertura do marcador e em uma falta cobrada chegou a igualdade. Em uma cobrança sem ângulo na direita, Calebe mandou direto, Richard tentou tirar, mas a bola já tinha entrado: 1 a 1.

PUBLICIDADE

No entanto , não deu tempo dos tricolores comemorarem o empate e o alvinegro desempatou novamente. Em escanteio na esquerda, Benevenuto quase ia fazendo contra, se não fosse Fernando Miguel, mas no rebote Caíque estava atento e tocou para a meta: 2 a 1.

O Fortaleza ainda tentou nos minutos finais, com Romarinho arriscando de fora da área, mas passando muito por cima e em uma cabeçada de Lucero, que passou rente a trave esquerda. Mas de nada adiantou e, portanto, o Vovô manteve a vantagem antes do intervalo.

Titi ajuda o Vozão e confirma a final

Como na etapa anterior, Ceará aproveitou o momento de desatenção do rival e aumentou o placar. Em jogada no lado esquerdo, Janderson cruzou rasteiro e em uma infelicidade de Titi, o zagueiro tricolor mandou para o próprio patrimônio: 3 a 1.

PUBLICIDADE

Como desgraça pouca é bobagem, Thiago Galhardo resolveu prejudicar de vez o Fortaleza. O atacante, que entrou no segundo tempo, já tinha recebido cartão amarelo, no banco, e deixou o braço em Richardson. O árbitro não teve outra alternativa a não ser expulsar o jogador. Mesmo com tudo isso, o tricolor partiu pra cima e apesar de um jogador a menos, encostou no marcador. Em uma bobeada da defesa alvinegra, Lucero ganhou um presente e disparou cruzado, no lado esquerdo da rede: 3 a 2.

A partir desse momento foi uma verdadeira pressão tricolor, enquanto o Ceará montou uma forte linha defensiva e aproveitou os contra-ataques. Logo em seguida do gol, Calebe cobrou uma falta pela esquerda, a bola desviou na barreira e Richard salvou no reflexo.

Com o tempo passando, Leão já não tinha uma organização tática e com isso deixava a defesa escancarada. O Ceará aproveitou um desses vacilos e embaixo da trave, Luvannur perdeu um gol inacreditável.

O Fortaleza ainda carimbou a trave após cabeçada de Titi, mas o Ceará soube se segurar e quase ia marcando o quarto, se não fosse duas defesas espetaculares de Fernando Miguel. Diante disso, o Vovô apenas deixou o tempo passar e após apito final comemorou mais uma vitória contra o seu maior rival, de quebra, garantindo a decisão no Nordestão.

Better Collective