Em primeiro lugar, a Recopa Sul-Americana, que acontece desde 1989, é uma disputa entre o campeão da Copa Libertadores, mais importante torneio da América do Sul e o campeão da Copa Sul-Americana.
Além do Flamengo, vice esse ano, somamos dez vezes que um brasileiro entrou em campo e não venceu a Recopa Sul-Americana.
Porém, dessas dez vezes, é necessário ponderar que em quatro ocasiões, os times brasileiros perderam para outros times brasileiros.
Então, chegamos em apenas sete vices “puros” para as equipes brasileiras, contando o vice do Flamengo esse ano. Um número bem interessante, já que a disputa entre times sul-americanos é sempre muito intensa e difícil.
Como resultado, os brasileiros que não venceram a final da Recopa são: por duas vezes, Athletico-PR, São Paulo e Cruzeiro; e por uma vez, Palmeiras, Internacional, Botafogo, Chapecoense, além do Flamengo esse ano.
Brasileiros na liderança
Bem como, vale pontuar que a competição já soma 31 finais, (não houve disputa entre 1999 e 2002), com os brasileiros levando a melhor por 12 vezes.
A divisão é bem democrática, com apenas Internacional, Grêmio, São Paulo com dois títulos; e Palmeiras, Santos, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e Atlético-MG com uma taça.
Por fim, nossos grandes rivais, os hermanos argentinos, levantaram a taça por dez vezes, com 13 derrotas na disputa.
Porém, com o papa-títulos Boca Juniors dando a volta olímpica por quatro vezes, se tornando assim o maior campeão da Recopa Sul-Americana. E, na segunda posição, outro argentino, o River Plate com três taças.