Yuri Alberto se isola como líder em assistências do Corinthians em 2023
Centroavante vive um jejum de gols, mas vem sendo importante como "garçom" do Timão no Paulistão
Após se destacar em 2022 com 11 gols e duas assistências, Yuri Alberto foi contratado em definitivo pelo Corinthians, em uma negociação que envolveu a ida de Du Queiroz e Robert Renan para o Zenit. Mas parte da torcida questiona o desempenho do centroavante em 2023. Isso porque ele fez apenas um gol na temporada (contra o Água Santa, na 2ª rodada do Paulistão).
Contra o Mirassol o atacante chegou a seis jogos sem marcar, próximo do jejum que viveu quando chegou ao Timão no último ano. Mas isso não quer dizer que ele não seja importante para o elenco. Pelo contrário, o camisa 9 participou de cinco dos 14 gols marcados pela equipe no Paulistão (mais de 35%). Além do gol marcado, ele deu quatro assistências para seus companheiros.
É um desempenho superior a Renato Augusto e Giuliano, que tem três assistências no ano. Além disso Yuri Alberto é o líder dessa estatística entre todos os jogadores que disputam o estadual.
Mudança tática de Fernando Lázaro
Ao assumir o comando técnico do Corinthians, Fernando Lázaro optou por alterar a formação do time, saindo do 4-3-3 e indo para um 4-4-2. E dentro de campo a parceria com Róger Guedes, que já foi importante em 2022, segue dando resultado.
O camisa 10 hoje é o artilheiro não só do Timão como do Paulistão, com sete gols marcados em 10 jogos. Além disso, hoje Róger é o atleta que mais finaliza no estadual, com 36 chutes (14 certos / 22 errados). Já Yuri aparece com 14 finalizações (4 certas / 10 erradas).
Esse fato não é mero acaso. Conforme dados do site Sofascore, é possível verificar que Guedes segue atuando pelas pontas, com destaque para o jogo pelo lado esquerdo, mas aparece muito mais na área. Em contrapartida, temos Yuri Alberto, ao menos nesse momento, jogando mais pelas pontas, abrindo espaço para seus companheiros no ataque.
Números de Yuri Alberto no Corinthians
Com a participação no gol de Róger Guedes, Yuri Alberto chegou a sua sexta assistência em 35 jogos com a camisa do Timão. Além disso, ele tem 12 gols marcados no mesmo período. Dessa forma, o centroavante chega a uma média de 0,5 participação a gol por jogo em menos de seis meses no Parque São Jorge.