As derrotas para o Palmeiras, na Supercopa do Brasil, e para o Al-Hilal, no Mundial de Clubes, jogaram pressão contra Vítor Pereira no Flamengo. Se no início o clima era de paciência com o trabalho do treinador, agora tudo muda por conta das derrotas, das atuações e de alguns problemas graves que se mostraram nos grandes jogos.
Segundo o UOL Esporte, o entendimento interno é que os próximos jogos do Flamengo são decisivos para Vítor Pereira. Serão eles contra Volta Redonda, Resende e Botafogo, pelo Campeonato Carioca, e em meio a isso a Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle.
Para os dirigentes, o momento não é de colocar VP em risco no cargo, mas tudo poderia mudar caso o time volte abaixo nos próximos jogos, o que levaria a uma avaliação mais dura do trabalho.
Até mesmo o Campeonato Carioca, que não era prioridade, ganhou novo peso com os fracassos do início da temporada. Nas próximas três semanas, o Fla terá todos os primeiros clássicos de 2023, o que serão outros desafios para Vítor Pereira.
Duas preocupações para Vítor Pereira e comissão técnica do Flamengo
A primeira preocupação da comissão técnica liderada pelo treinador português é sobre a parte física dos jogadores, visto que vários tem mostrado problemas desde o início do ano. Isso pode ser sentido em peças importantes do Arrascaeta e Léo Pereira, por exemplo, que acusaram dores durante a passagem pelo Mundial.
A outra preocupação é com o setor defensivo. Se somados os três jogos “pesados” do Flamengo em 2023, contra o Palmeiras, na Supercopa do Brasil, e contra o Al Hilal e o Al Ahly, no Mundial de Clubes, o time levou oito gols. A média é considerada alta, mesmo que o time tenha conseguido também furar as defesas adversárias e marcar nove vezes. Vítor Pereira sabe que o setor é o que lhe dará mais problema de imediato.