Veja as mudanças Haaland trouxe ao Manchester City de Guardiola
Chegada de um atacante de referências aos Citizens forçou o treinador a fazer mudanças na forma da equipe se comportar e atacar
No início dessa temporada, o Manchester City chocou a todo mundo ao confirmar a contratação do atacante Erling Haaland, um dos melhores jogadores em atividade no mundo. Esse foi um movimento ousado dos Citizens, que vinham de conquistas seguidas na Inglaterra sem a utilização de um centroavante de referência, como é o caso do norueguês.
A entrada de Haaland entre os titulares de Guardiola resultou em diversas mudanças na forma da equipe jogar, principalmente a nível tático.
Chegada de Haaland mudou o Manchester City
Uma das mudanças que o atacante norueguês trouxe para os Citizens foi na forma de atacar os rivais. Anteriormente, a equipe de Guardiola usava muito o jogo coletivo como ponto de partida para marcar gols. Estratégia descrita pela imprensa inglesa como “mobilizar a bola para jogar fundo e passar para o homem livre”.
O objetivo era sempre ter superioridade numérica em áreas específicas do campo, em especial na lateral. Com isso, jogadores adversários eram atraídos para um setor, enquanto a bola era lançada para atletas em posições distantes, com capacidade de fazer o gol.
Durante muitas temporadas, essa tática tornava essencial a presença de jogadores como Kevin de Bruyne e Bernardo Silva, que flutuavam entre as linhas e criavam situação de ataque, fazendo a transição entre os setores.
Contudo, com a chegada do norueguês ao Manchester City, o que aconteceu foi que a forma de atacar o adversário mudou, visando valorizar o craque.
Como resultado disso, os Citizens possuem em campo um jogadores que sempre atrai a atenção da defesa do oponente e gera espaço para outros atletas avançarem, melhorando a ocupação do espaço.
Inevitavelmente, a chegada do artilheiro trouxe muitas mudanças, já que agora a equipe tem algo que não possui no passado. Apesar disso, é perceptível que os Citizens ainda não estão tirando o máximo da sua nova forma de jogar e também de Haaland, precisando de mais tempo para fazer essa transição tática.
Isso tem resultado em uma certa instabilidade da equipe ao longo da temporada, mas que tende a ter um rendimento cada vez melhor com o passar do tempo.