Uma noite inesquecível. O Union Berlin, time que surgiu na antiga Alemanha Oriental e nos últimos anos saiu da quarta divisão do futebol alemão, chegou hoje ao seleto grupo das 16 melhores equipes da Liga Europa após derrotar por 3 a 1 o todo poderoso Ajax, da Holanda.
História do Union Berlin
O Union Berlin, que já chegou a liderar a Bundesliga em 2022, é comandado pelo técnico suíço Urs Fischer desde 2018. O time, que antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi uma das grandes equipes do futebol alemão, viu sua importância diminuir após a construção do Muro de Berlim, em 1961 — nessa época a equipe se chamava SC Union 06 Oberschöneweide.
Em 1966, o time mudou de nome e passou a ser o Union Berlin, com uniforme vermelho e branco. A história do clube é muito ligada à classe operária de Berlin. Além disso, quando a Alemanha ainda estava separada entre Oriental e Ocidental, o Union Berlin tinha como seu grande rival o Dynamo Berlin, que era o clube patrocinado pela Stasi, a polícia secreta dos tempos do governo ditatorial comunista.
Depois disso, quando ocorreu a reunificação da Alemanha, o Union Berlin passou por muito apertos e quase foi à falência. Somente na temporada de 2019-2020 o time conseguiu retornar à elite do futebol alemão e disputar a Bundesliga. A partir desse momento, o clube não parou mais de crescer esportivamente.
Foi assim que ele hoje chegou às oitavas de final da Liga Europa, um feito para uma equipe que em 2019 não esta nem mesmo jogando a primeira divisão de seu país.
O jogo
O Ajax começou tentando ditar o ritmo da partida. Porém, o alto poder de marcação do Union Berlim tornou esse domínio ineficaz. Nos contra-ataques, o Union Berlin era muito perigoso. Assim, aos 10 minutos de jogo, Knoche converteu um pênalti, marcado pelo VAR, a favor da equipe alemã após um escanteio.
Aos 44 minutos, Juranovic aumentou para o Union Berlin com em um chute despretensioso da entrada da área. A bola entrou em razão do frango do goleiro argentino Gerónimo Rulli. Depois disso, o Ajax se lançou ao ataque, mas sem conseguir chegar ao gol.
Somente no segundo tempo os holandeses diminuíram a diferença, porém, em um escanteio, os alemães voltaram a aumentar o placar e o jogo acabou 3 a 1 para o Union Berlin — os dois times, após o 3 a 1, chegaram a desperdiçar chances incríveis, principalmente o Ajax.
Conto de fadas continua
Com a classificação, o conto de fadas vivido pelo time de Urs Fisher continua na segunda competição mais importante da Europa.
No próximo domingo, pela Bundesliga, o Union Berlin, que está na terceira colocação no campeonato alemão, enfrentará o gigante Bayern de Munique na disputa pelo topo da tabela.
O sonho do Union Berlin não para no campeonato nacional e na Liga Europa, o time também está nas quartas de final da Copa da Alemanha. Portanto, o ano ainda promete muitas emoções para os inegavelmente felizes torcedores desse clube de Berlim.