O tetracampeão mundial Sebastian Vettel pode voltar à F1 poucos meses depois de ter se aposentado, no final do ano passado. É o que deixou claro o chefe da Aston Martin, Mike Krack.
De acordo com o profissional da escuderia britânica, o alemão é considerado um bom nome para substituir Lance Stroll neste começo de temporada.
Stroll fraturou os dois pulsos após sofrer um acidente de bicicleta. O canadense não participou dos testes oficiais da F1 e foi substituído pelo brasileiro Felipe Drugovich.
“Tive alguns telefonemas com Sebastian Vettel. Mas isso aconteceu no ano passado e vai continuar no futuro”, reconheceu Krack.
“Não se esqueça de uma coisa: ele (Vettel) tinha um plano muito completo em mente para sua aposentadoria. Isso é algo que deve ser respeitado. Vamos ver”, acrescentou.
Apesar da possibilidade, o chefe da Aston Martin destacou que o objetivo principal é ter Lance Stroll já competindo no próximo fim de semana, quando a primeira corrida de 2023 vai ser realizada. O retorno do competidor, entretanto, depende de fatores incontroláveis.
“Temos que esperar, ver o que ele diz e o que os médicos vão avaliar. Teremos que ver como a situação vai se desenvolver no dia a dia”, declarou.
“É como no futebol, você tem jogadores um pouco machucados e espera o último momento. Então decide se eles podem jogar ou não”, prosseguiu o chefe da Aston Martin F1.
A Aston Martin tem dois pilotos reservas no quadro de funcionários. O primeiro deles é o brasileiro Felipe Drugovich. O belga Stoffel Vandoorne é o segundo.
O europeu também compete na categoria Fórmula E. “O plano B nós ainda temos de decidir”, reforçou Krack.
“Temos alguns planos B, mas temos que tomar uma decisão sobre o plano B quando o plano A não for possível. É muito simples”, concluiu.
Números de Sebastian Vettel na F1
De acordo com dados do site Motorsport, o alemão venceu quatro dos 16 campeonatos de F1 que disputou na carreira, o que totaliza 25% de aproveitamento.
Além disso, venceu 53 das 299 provas em que competiu. Sebastian Vettel também soma 122 pódios, 57 pole positions, 38 voltas mais rápidas e 3098 pontos conquistados.