Em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira (08), o Bahia conheceu seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil. O Tricolor baiano viajará a Riachão do Jacuípe, para enfrentar a Jacuipense no estádio Eliel Martins .
Por estar em uma posição melhor no Ranking da CBF, o Esquadrão jogará pelo empate para avançar para a próxima fase da competição. Caso consiga vencer a Jacuipense, o Bahia enfrentará o vencedor de Camboriú e Manaus.
O Tricolor de Aço já tem R$ 1,4 milhão garantido só por estar participando da competição, caso avance receberá mais R$ 1,7 milhão.
O Bahia na Copa do Brasil
Apesar de nunca ter passado das quartas de final da Copa do Brasil, o Bahia é uma das equipes que mais disputou partidas no torneio. Em 147 jogos, o Tricolor venceu 61, empatou 47 e foi derrotado em 39 oportunidades.
Estreou na competição em sua primeira edição, no ano de 1989. Desde então, a Copa do Brasil teve 34 edições e o Bahia esteve presente em 30. Sua melhor campanha foi avançar para as quartas de final, feito que foi repetido em outras sete oportunidades, a mais recente foi contra em 2019, quando foi eliminado para o Grêmio.
Em 2003 teve o artilheiro da competição. Nonato, um dos ídolos recentes do clube, marcou nove gols em apenas seis partidas. Nesse ano o Bahia caiu nas oitavas de final, para o Vasco da Gama.
De volta ao estadual
O Bahia enfrenta hoje o Bahia de Feira, pela sétima rodada do Campeonato Baiano. O tricolor entrará em campo às 21h45, na Fonte Nova.
Líder isolado da competição com 15 pontos, o tricolor estará matematicamente classificado para a fase final do torneio caso vença o adversário. Negligenciado nos anos anteriores, o estadual desse ano possui uma importância maior, porque dará vaga direta para a Copa do Brasil do próximo ano.