Home Futebol Raphinha atinge feito no Barcelona que não acontecia há 20 anos; saiba qual

Raphinha atinge feito no Barcelona que não acontecia há 20 anos; saiba qual

Atacante, que esteve na última Copa do Mundo pela seleção brasileira, marcou na vitória do Barcelona sobre o Betis na quarta (01)

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Barcelona bateu o Betis, fora de casa, nesta quarta-feira (01), pela 19ª rodada da LaLiga. Na vitória por 2 a 1, no estádio Benito Villamarín, em Sevilla, Raphinha foi titular e marcou o primeiro gol, com Lewandowski anotando o segundo. Dessa forma, o atacante da seleção brasileira obteve uma marca inédita, nunca atingida antes do estabelecimento da estatística, cujos registros se iniciaram na temporada 2003/04. Ou seja, há 20 anos.

Assim, Raphinha se tornou o primeiro jogador do Barcelona a marcar seus cinco primeiros gols pela equipe catalã longe do Camp Nou. Portanto, o atacante brasileiro ainda não balançou as redes no estádio do Barcelona, anotando todos os gols como visitante até aqui. Desse modo, nenhum outro jogador do time catalão havia marcado seus cinco primeiros gols fora de casa nas últimas duas décadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Anteriormente, três outros jogadores do Barcelona ficaram perto de conseguirem o feito de Raphinha. Nesse sentido, Aubameyang fez quatro de seus cinco primeiros gols fora de casa. Já Giovani dos Santos e Gianluca Zambrotta marcaram três como visitantes, antes de balançarem as redes adversárias no Camp Nou.

Raphinha sempre abriu o placar ou desempatou jogos

Aliás, uma curiosidade sobre os gols de Raphinha é que sempre foram úteis para colocarem o Barcelona na frente no placar. Diante de Sevilla, Betis e Ceuta (este último pela Copa do Rei), o camisa 22 abriu o placar. Já diante do Osasuna e Intercity (este também pela Copa do Rei), Raphinha desempatou placares até então igualados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por fim, a estatística do Barcelona não computa o golaço fora da área marcado diante do Real Madrid, na pré-temporada realizada nos Estados Unidos em julho do ano passado. O gol foi o da vitória por 1 a 0 no El Clásico disputado em Las Vegas, que marcou a estreia de Lewandowski com a camisa do Barcelona.

Better Collective