Na última temporada da NFL, Tua Tagovailoa sofreu duas graves concussões ao bater a cabeça na grama após um tackle, o que acabou tirando-o de campo por cinco partidas, incluindo um duelo nos playoffs. Para tentar evitar que isso ocorra novamente, o quarterback do Miami Dolphins optou por uma alternativa pouco convencional: aulas de judô.
Em entrevista ao programa “Up & Adams”, Tagovailoa revelou que os treinos de judô agora são parte da sua rotina durante a offseason. “Vou praticar judô às sextas-feiras apenas para entender meu corpo e aprender como cair. Não estou tentando ser uma pessoa perigosa nesse sentido, estou apenas tentando me ajudar”.
Dolphins QB Tua Tagovailoa tells @UpAndAdamsShow that he has a plan to take judo this offseason to learn how to fall better. Things to help him avoid head issues next season. pic.twitter.com/15uCPaz2by
— Will Manso (@WillManso) February 10, 2023
Em dezembro de 2022, o ex-atleta olímpico de judô, Jason Morris, havia dado esta mesma sugestão ao programa do jornalista Peter King, na NBC, após ver a concussão de Tagovailoa diante do Green Bay Packers. “Sempre pensei e quis que a NFL contratasse um especialista em judô para ensinar um pouco de esporte aos jogadores de futebol americano, o que começa com o aprendizado de como cair corretamente, afinal sofremos diversas quedas todos os dias, mas sabemos como cair naturalmente sem bater nossas cabeças”.
Esta não é a primeira vez que o quarterback recorre ao judô para melhorar seu desempenho no campo de futebol americano. Ele já havia trabalhado com um técnico do esporte em 2021 para aprimorar sua flexibilidade e mobilidade.