A National Football League (NFL) está próxima de realizar um jogo no Brasil em um futuro próximo.
De acordo com o jornalista Felipe Laurence, do Valor Econômico, a liga de futebol americano enxerga o país como um dos principais mercados para a expansão do esporte ao redor do mundo e, futuramente, o Brasil pode ser sede de um jogo da NFL.
Uma fonte com ligação direta com a liga nos Estados Unidos revelou a Laurence, sob condição de anonimato, que é provável que o Brasil pode hospedar uma partida até o final desta década, caso o planejamento seja mantido. Segundo ela, o Maracanã seria o principal favorito para receber um confronto da NFL, mas possíveis problemas quanto a concessão do estádio no Rio de Janeiro pode levar à realização do duelo em São Paulo.
Anteriormente, o próprio Maracanã chegou perto de recepcionar dois jogos da principal liga de futebol americano do mundo em 2017. Entretanto, a falta de um acordo com o governo estadual foi um empecilho para a realização das partidas.
“Estava tudo acertado para acontecer um jogo de temporada regular e o Pro Bowl [o jogo das estrelas] em 2017”, disse Pedro Monteiro, diretor-presidente da Effect Sports em entrevista ao Valor.
A NFL realiza confrontos em outros países no Reino Unido, México e Alemanha. Por sua vez, o Brasil está incluído na segunda fase de expansão internacional da liga, afirma Monteiro. “Ainda não há conversas sobre datas”, de acordo com o diretor-presidente da Effect Sports.
Expansão dos mercados dos times para o Brasil
Desde 2021, a liga mudou a sua estratégia para ampliar a disseminação do esporte internacionalmente, dando prioridade aos times escolherem os mercados. O Brasil foi escolhido pelo Miami Dolphins. De acordo com a Effect Sports, uma nova rodada de distribuição deverá ser realizada ainda neste ano e franquias já demonstram interesse em expandir para terras tupiniquins.
Números da NFL no Brasil
Segundo a pesquisa Sponsorlink, realizada pelo Ibope Repucom, entrevistando 110,5 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais, há 35 milhões de fãs de NFL no Brasil. Esse número era de 3,3 milhões quando a liga começou o seu projeto de expansão, há 10 anos.
Monteiro contou ao Valor Econômico que os perfis oficiais brasileiros da NFL ganharam 600 mil seguidores, chegando a 50 milhões de visualizações e 5 milhões de engajamentos.
No final de semana do Super Bowl, realizado neste domingo (12), que culminou na vitória do Kansas City Chiefs sobre o Philadelphia Eagles, a Effect Sports organizou o “NFL in Brasa”, o primeiro evento oficial da liga no Brasil. Sete mil pessoas estiveram presentes nos dois dias do evento realizado em São Paulo, que teve atividades inspiradas no futebol americano, transmissão da decisão e venda de produtos oficiais.