De acordo com o jornalista Adam Schefter, da ESPN dos Estados Unidos, o Washington Commanders contratou Eric Bieniemy como coordenador ofensivo do time. Ele também vai ocupar o cargo de assistente de head coach.
“É uma promoção em título, estrutura contratual, de múltiplos anos e de crescimento anual de pagamento”, segundo uma fonte de Schefter.
Bieniemy foi coordenador ofensivo do Kansas City Chiefs nas últimas cinco temporadas, contribuindo para um dos melhores ataques da NFL nos últimos anos. Além disso, o novo OC dos Commanders conquistou dois Super Bowls com os Chiefs, incluindo um na semana passada.
Entretanto, ele não era o principal responsável pelas chamadas ofensivas do time treinado por Andy Reid. Bieniemy, porém, receberia a atribuição de trabalhar integralmente no ataque do time de Washington e também escolher as jogadas da unidade durante as partidas.
Bieniemy vai substituir Scott Turner, que foi demitido do posto em 10 de janeiro depois de três temporadas. Nesse meio tempo, os Commanders ficaram no 27° lugar no ranking de times com mais jardas por jogo e 28° pontos feitos por jogo. A equipe terminou a temporada 2022 em 20° em jardas e em 26° em pontos marcados.
Nas últimas quatro intertemporadas, Bieniemy foi entrevistado diversas vezes para ocupar o cargo de técnico principal, mas não recebeu nenhuma oferta. Ele conversou com o Indianapolis Colts neste ano, no entanto Shane Steichen, ex-coordenador ofensivo do Philadelphia Eagles, foi contratado para o posto.
O Tennessee Titans também demonstrou interesse em Bieniemy para a posição de treinador do ataque. Contudo, ele sequer foi entrevistado e a franquia promoveu Tim Kelly para o cargo.
Carreira de Bieniemy nos Chiefs
Sem contrato com os Chiefs para a temporada 2023, Eric Bieniemy chegou na equipe em 2013. Bieniemy começou como técnico de running backs, posto que ocupou até o final da temporada de 2017. Então, a partir de 2018, ele foi promovido para a posição de coordenador ofensivo.
Bieniemy foi treinador de running backs do Minnesota Vikings entre 2006 e 2010, além de ter sido head coach assistente durante uma temporada. Posteriormente, tornou-se técnico ofensivo da universidade do Colorado nas temporadas 2011 e 2012.
Como jogador, ele atuou como running back por 10 temporadas na NFL, jogando por San Diego Chargers, Cincinnati Bengals e Eagles.