Os times de Pep Guardiola são conhecidos por protagonizar a posse de bola contra qualquer adversário do futebol mundial. No geral, é raro encontrar jogos em que equipes do treinador espanhol teve menos posse do que os rivais. Nesta quarta-feira (15), em vitória do Manchester City por 3 a 1 contra o Arsenal, foram os comandados de Mikel Arteta que alcançaram um número maior em controle de bola.
Apesar do resultado positivo, o City teve apenas 36% de posse, a menor porcentagem em uma vitória da equipe na Premier League com Guardiola como treinador. Vale lembrar que Arteta era da comissão técnica do ex-Barcelona e Bayern anos atrás, ou seja, ele também tem como característica a valorização da bola ao longo dos jogos.
Vale destacar que esse é o menor número de posse em um jogo do Campeonato Inglês com Guardiola no comando. Em 2016/17, o City venceu o Barcelona pela fase de grupos da Champions League com apenas 34%.
A partida decisiva diante o Arsenal teve vários momentos distintos. O Manchester City não fez um bom primeiro tempo e viu o Arsenal conseguir se impor na marcação pressão e com a bola nos pés. Mesmo assim foi os azuis que saíram na frente, com gol de Kevin De Bruyne após falha da defesa. Os Gunners ainda conseguiram empatar com um pênalti cobrado por Saka na primeira etapa.
Na segunda etapa, apesar de menos posse, a equipe de Guardiola foi melhor e levou perigo nas finalizações, além de comprometer a saída de bola do Arsenal. Os gols de Jack Grealish e Erling Haaland fecharam o placar.
Agora, o Manchester City é líder com 51 pontos, mesmo número do Arsenal, que perde nos critérios de desempate.