Itália pede que Robinho cumpra pena por estupro no Brasil
Jogador foi condenado por crime sexual na Europa ocorrido em 2013, quando ainda atuava pelo Milan, mas não pode ser extraditado; confira
O caso do jogador Robinho ganhou mais um capítulo nesta semana. Condenado por estupro na Itália, o atacante está no Brasil e não pode cumprir a pena no país europeu porque a Constituição não extradita seus cidadãos condenados. Diante desse impasse, a Itália solicitou que a pena do atacante seja cumprida no país.
A condenação em terceira instância aconteceu em janeiro do ano passado. Desde então, o jogador evita viajar internacionalmente para não ter que cumprir a pena na Europa. Essa situação, contudo, pode ter novidades com o desenrolar do caso apurado pela jornalista Janaina Cesar do UOL, nesta sexta-feira (17).
Segundo publicado na reportagem, o ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, assinou o pedido no dia 24 de janeiro e enviou para o Governo do Brasil uma semana depois. No documento, o político solicitou que o caso “seja submetido a competente autoridade judiciária brasileira para que autorize, conforme a lei brasileira, a execução da pena de nove anos de reclusão infligida a Robson de Souza”.
Ao UOL, Robinho disse não ter conhecimento sobre o pedido da Itália.
Lei brasileira ‘protege’ Robinho de extradição
Vale lembrar que a Constituição Federal proíbe a extradição de brasileiros natos, salvo em casos de crimes comuns cometidos antes da naturalização ou em caso de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins. No entanto, a extradição pode ocorrer caso o próprio cidadão brasileiro manifeste o desejo de ser extraditado.
Recentemente, Robinho que ainda não anunciou a sua aposentadoria em definitivo do futebol profissional chegou a ser ventilado em dois clubes. O primeiro, o Brasiliense, recebeu um contato de representantes do atleta, mas recusou imediatamente a oferta. Já a Portuguesa Santista, por meio do vice-presidente Emerson Coelho, negou ter feito uma proposta, mas o dirigente disse ao ge que gostaria de vê-lo na Briosa.