F1: morreu Slim Borgudd, ex-piloto da Tyrrell e baterista da banda ABBA
Músico veloz esteve presente no circo no início da década de 1980; piloto foi responsável pela percussão de hits do grupo sueco
Músico veloz esteve presente no circo no início da década de 1980; piloto foi responsável pela percussão de hits do grupo sueco
O ex-piloto, Slim Borgudd, morreu na última quinta-feira (23), aos 76 anos, vítima do Alzheimer. O sueco disputou 10 corridas na Fórmula 1, onde defendeu a ATS e a Tyrrell nos anos de 1981 e 1982.
Em paralelo ao automobilismo, Borgudd ficou conhecido por ter sido o baterista da banda ABBA. Com o grupo, Slim foi responsável pela gravação de diversos hits, como Dancing Queen, Mamma Mia e The Winner Takes It All.
A carreira de piloto
No automobilismo, o músico teve o seu primeiro contato com as pistas nos anos de 1960. Determinado a ser um piloto, Borgudd contou com o patrocínio do ABBA para poder investir no seu sonho. O seu ingresso na Fórmula 1 aconteceu em 1981 e o seu melhor resultado foi um sexto lugar no Grande Prêmio da Inglaterra, realizado em Silverstone, no mesmo ano.
O sueco ainda marcou presença nas Fórmulas 3000 e 3, onde disputou o tradicional GP de Macau. Em carros de turismo, o músico chegou a se inscrever para as 24 Horas de Le Mans e correu no tradicional BTCC, onde conquistou o título da Classe 2 do Campeonato Nórdico em 1994.