Ex-técnico do Atlético-MG, Cuca é oferecido a clube argentino; saiba os detalhes
Cuca é o maior técnico da história do Atlético-MG. Último trabalho no exterior foi na China, quando comandou o Shandong Lunneng
Livre desde que deixou o Atlético-MG em dezembro de 2022, Cuca começou a despertar interesse do mercado da bola argentino. O nome do treinador foi oferecido ao Vélez Sarsfield, que busca um substituto para Alexander Medina.
O Torcedores.com apurou que o maior técnico da história do Atlético-MG foi oferecido ao Vélez Sarsfield nas últimas horas. A indicação partiu de empresários com grande entrada nos bastidores do clube.
Cuca tem 59 anos e tem relação histórica com o Galo. Com ele no comando, o Atlético-MG conquistou a Copa Libertadores da América (2013), o Campeonato Brasileiro (2021), a Copa do Brasil (2021) e o Campeonato Mineiro (2012, 2013 e 2021).
Além disso, teve passagem vitoriosa pelo futebol asiático. Em duas temporadas à frente do Shandong Lunneng, da China, ele a Supercopa da China (2015) e a Copa da China (2014). Na época, Cuca teve o nome cogitado até para assumir o comando da seleção chinesa.
Ainda segundo apurou a reportagem, Ricardo Gareca é o principal alvo do Vélez Sarsfield. O treinador tinha conversas avançadas para comandar a seleção equatoriana. No entanto, o argentino está balançado com a possibilidade de voltar a trabalhar no clube de coração.
Os empresários aguardam retorno do presidente Miguel Callelo para ter uma definição. No contato preliminar, o dirigente gostou do nome e não descartou a possibilidade. Porém, deixou claro que a prioridade dele é fechar com Ricardo Gareca.
De acordo com fontes próximas a negociação, Cuca aceitaria um salário mensal de US$ 135 mil (R$ 700 mil, pela cotação atual). Cuca fala espanhol fluentemente por já ter atuado no Valladolid, da Espanha, entre 1990 e 1991.
A carreira de Cuca
Além da passagem marcante pelo Atlético-MG, Alexi Stival, o Cuca, também comandou outros grandes clubes do futebol brasileiro como São Paulo, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Santos, Fluminense, Cruzeiro e Palmeiras onde venceu um Campeonato Brasileiro (2016).