Home Torcedoras Ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina é impedido de trabalhar em Portugal

Ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina é impedido de trabalhar em Portugal

Jorge Barcellos pediu demissão do Famalicão após Federação Portuguesa de Futebol não reconhecer certificado da CBF

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Está encerrada a primeira experiência de Jorge Barcellos, ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, no futebol europeu. Contratado em maio de 2021 para comandar o Famalicão, de Portugal, ficou 1 ano e 8 meses no clube.

O treinador chegou no dia 19 de maio de 2021 e se desligou do clube há duas semanas por falta de apoio da diretoria. Isso porque, Jorge Barcellos teve problemas para trabalhar no Famalicão devido às exigências do Sindicado dos Treinadores de Portugal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Tive alguns contratempos durante o período que fiquei lá por falta de reconhecimento da nossa licença na Europa. Depois que cheguei lá, a Federação Portuguesa de Futebol exigiu um documento reconhecendo a minha certificação. Porém, eles não reconheceram a minha Licença Pro porque não tinha cinco anos de experiência na função. Com isso, passei a trabalhar como diretor técnico e outra pessoa assinava a súmula como treinador. Depois disso, a minha situação não foi resolvida e eu resolvi voltar para o Brasil”, disse Jorge Barcellos em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.

A carreira de Jorge Barcellos

2000 – 2022: Seleção Brasileira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

2003 – 2005: Vasco

2006 – 2008: Seleção Brasileira

2008 – 2010: St. Louis Athletica

PUBLICIDADE

2011 – 2012: Seleção Brasileira

PUBLICIDADE

2013 – 2015: Vasco

2016: Boavista

2017: Avaí/ Kindermann

2018: Napoli-SC

PUBLICIDADE

2018 – 2021: Avaí/ Kindermann

2021 – 2023: Famalicão

Primeiro técnico brasileiro a comandar uma equipe feminina no futebol europeu, ele conduziu o Famalicão a quarta colocação no Campeonato Português, foi vice-campeão da Taça de Portugal e foi eliminado na semifinal da Taça da Liga na temporada 2021/2022.

“Cheguei lá sem o apoio da imprensa portuguesa que noticiava que o clube não ia chegar em lugar nenhum. O comentário era de que o time ia ser rebaixado no campeonato. Apesar disso, considero que o saldo do trabalho foi positivo. Cheguei em um clube sem estrutura e, aos poucos, a minha comissão técnica foi organizado o departamento de futebol. Esse trabalho serviu para mostrar a qualidade do técnico brasileiro. Mesmo com esse retrospecto não consegui dar sequência ao meu trabalho no Famalicão”, revelou Jorge Barcellos.

PUBLICIDADE

Títulos na carreira de Jorge Barcellos

2011: Torneio Internacional Cidade de São Paulo

2008:  Jogos Olímpicos de Pequim (prata)

2007: Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (ouro)

2006: Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino

PUBLICIDADE

Aos 55 anos, o ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol está no mercado há 23 anos. Tem seis clubes no currículo. Além do Famalicão, ele comandou o Vasco da Gama, Palmeiras, Avaí/ Kindermann, Napoli-SC e St. Louis Athletica, dos Estados Unidos.

É medalhista prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, vice na Copa do Mundo da China, em 2008, e campeão do Torneio Internacional Cidade de São Paulo, em 2011.

Veja a entrevista na íntegra de Jorge Barcellos ao canal OurSports!

Better Collective