Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs foram os melhores times da temporada na NFL. Eles não só chegaram ao Super Bowl LVII, como tiveram os melhores recordes da liga (14-3), conquistaram a primeira colocação de suas respectivas divisões e tiveram muito sucesso nos dois lados da bola.
Mesmo que os dois times sejam extremamente talentosos, existem alguns elementos que podem ser explorados para dar alguma vantagem para um lado ou para o outro. Parar Travis Kelce, por exemplo, vai ser essencial para Philadelphia. Enquanto isso, não permitir que Jalen Hurts corra com a bola é chave para Kansas City. Abaixo nós detalhamos alguns destes confrontos para ficar de olho durante o Super Bowl LVII.
FRONT 7 DOS EAGLES VS LINHA OFENSIVA DOS CHIEFS
http://gty.im/1460600005Os grupos de linha defensiva e linebackers do Philadelphia Eagles tiveram um ano excelente. Ao todo, o time conseguiu 70 sacks na temporada regular, a segunda maior marca da história da NFL, sendo que quatro jogadores do front 7 tiveram pelo menos onze sacks. Isso pode ser um grande problema para os Chiefs, principalmente se o tornozelo de Patrick Mahomes estiver muito prejudicado pela lesão que sofreu contra os Jaguars.
A linha ofensiva de Kansas City foi considerada uma das melhores da NFL em 2022. Mas para ter sucesso contra os jogadores físicos de Philadelphia, como Haason Reddick, Josh Sweat, Brandon Graham e Javon Hargrave, os tackles da equipe, Orlando Brown Jr. e Andrew Wylie, precisam ter seus melhores jogos da temporada, afinal eles são os pontos fracos da linha.
TRAVIS KELCE E RECEBEDORES BALEADOS VS SECUNDÁRIA AGRESSIVA
http://gty.im/1459372595Travis Kelce é de longe a arma favorita de Mahomes e os dois têm uma grande química dentro de campo. Isso fica claro quando o QB consegue comprar um pouco mais de tempo para lançar a bola e Kelce, por conta da sua ótima leitura de jogo, improvisa pequenos ajustes nas rotas para encontrar espaços abertos na defesa. Por conta disso, marcar o tight end de perto será fundamental para Philadelphia no Super Bowl.
Isso se torna ainda mais importante se considerarmos a situação do corpo de recebedores dos Chiefs. Quando as duas equipes se enfrentaram em 2021, Tyreek Hill teve um jogo espetacular e garantiu a vitória de Kansas City. Porém, ele não está mais na equipe e quase todos os outros wide receivers estão baleados. Mecole Hardman foi para a Injury Reserve, Kadarius Toney teve uma torção no tornozelo e Juju Smith-Schuster tem um problema no joelho.
Para que os recebedores do Kansas City Chiefs tenham sucesso, eles precisam explorar um aspecto da defesa do Philadelphia Eagles que dá ótimos resultados, mas que também acaba cedendo grandes jogadas. Os jogadores da secundária são bastante agressivos, e por isso conseguem muitas interceptações – eles foram a quarta melhor defesa neste sentido em 2022. No entanto, essa mesma agressividade, se bem explorada pelo ataque, pode abrir áreas no campo e gerar big plays.
JOGO CORRIDO COM HURTS E CIA VS FRONT 7 DOS CHIEFS
http://gty.im/1458572840O Philadelphia Eagles adora correr com a bola e é um dos ataques mais prolíficos neste sentido, com a quinta maior marca de jardas terrestres neste ano na NFL. Sem dúvida, a arma mais importante deste jogo pelo chão é o quarterback Jalen Hurts, que fez muitos estragos com suas pernas correndo para 760 jardas e 13 touchdowns. Philadelphia se beneficia muito desta habilidade de Hurts, sendo que o play action e o run-pass option são armas fortes do time.
Além de Jalen Hurts, os Eagles tem um grupo de running backs bastante eclético com Miles Sanders, Boston Scott e Kenneth Gainwell, e a melhor linha ofensiva da liga nesta temporada. Com todas essas armas, Philadelphia conseguiu cinco jogos com mais de 200 jardas terrestres e foi o melhor time em touchdowns pelo chão em 2022. Este aspecto ajuda a aliviar o jogo aéreo, pois a defesa fica preocupada com as corridas, e Hurts não precisa lançar tanto a bola, e ainda pode surpreender com grandes lançamentos em momentos chaves. Na final da NFC contra os 49ers, a melhor defesa da liga, foram 268 jardas terrestres e apenas 148 aéreas, por exemplo.
Do outro lado, a defesa de Kansas City foi uma das mais fortes da liga e têm um front 7 bastante talentoso. Nick Bolton é muito bom contra running backs e Chris Jones é uma máquina na linha defensiva. No entanto, os Chiefs tiveram alguma dificuldade em parar quarterbacks móveis como Hurts. Quando enfrentou jogadores como Allen, Murray, Mills e Wilson, a defesa cedeu corridas longas para os QBs, e isso não pode acontecer para que o time saia vitorioso neste Super Bowl.
SECUNDÁRIA NOVATA VS BONS WIDE RECEIVERS
http://gty.im/1459372919Em 2022, o Kansas City Chiefs contou com três defensive backs novatos como titulares em boa parte da temporada: Trent McDuffie, Jaylen Watson e Joshua Williams. Eles foram bem ao longo do ano e tiveram papéis essenciais na vitória contra os Bengals na final da AFC. Porém, a juventude pode pesar em um grande momento como o Super Bowl, especialmente contra recebedores como A.J. Brown, DeVonta Smith e Dallas Goedert.
Em geral, Philadelphia gosta de lançar a bola mais para as sidelines, mas a defesa dos Chiefs tende a deixar o meio do campo um pouco mais aberto, com os safeties geralmente jogando mais profundos e perto das laterais. Assim, é preciso ver se os Eagles vão explorar esta fragilidade de Kansas City ou se vão continuar com o plano de jogo que vêm utilizando ao longo do ano.