No último final de semana, o Campeonato Turco retomou as suas atividades. A princípio, foram 20 dias de paralisação por conta dos terremotos que deixaram cerca de 50 mil mortos na Turquia e na Síria.
Logo no domingo (26), o Besiktas recebeu o Antalyaspor, em Istambul. E das arquibancadas do Vodafone Park veio a cena mais bonita da rodada. Simplesmente uma “chuva” de ursinhos de pelúcia interrompeu o duelo aos quatro minutos do primeiro tempo.
Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, mais de um milhão e meio de pessoas ficaram desabrigadas em decorrência do desastre. Entre elas, muitas crianças.
Dessa forma, o ato de solidariedade dos torcedores presentes no estádio do Besiktas tinha como alvo justamente os pequeninos. Assim, todos os brinquedos atirados ao campo serão doados às crianças que foram afetadas pelos terremotos.
Alguns membros da comissão técnica dos donos da casa, a exemplo do treinador Şenol Güneş, se emocionaram com a cena. Jogadores titulares que estavam no gramado no momento da ação histórica aplaudiram de pé a torcida. E outros não contiveram as lágrimas, como Cenk Tosun e Alexandru Maxim.
Por meio das redes sociais, o clube de Istambul divulgou um vídeo mostrando a organização para o envio dos ursinhos de pelúcia arrecadados na partida diante do Antalyaspor. Várias sacolas cheias podem ser vistas no vídeo abaixo.
Além da “chuva” de ursinho, o alvinegro da capital turca promoveu outras ações solidárias. Uma delas foi o leilão das camisas dos jogadores usadas no confronto. Dessa forma, o dinheiro arrecadado com o certame também será doado para as vítimas dos terremotos.
O jogo
Aliás, dentro de campo, o duelo no Vodafone Park terminou empatado em 0 a 0.
Atualmente, o Besiktas ocupa a terceira colocação do Campeonato Turco. Já o Antalyaspor é o 12º na classificação. O líder do torneio é o Galatasaray.