Considerada uma das maiores organizadas do Brasil, a Gaviões do Fiel, torcida do Corinthians, conta com uma escola de samba. O projeto surgiu no ano de 1973, quando os torcedores se dispersavam no período de carnaval. A iniciativa tinha como objetivo reunir os corinthianos durante o período de folia.
A agremiação adotou as cores do Timão e foi batizada com o mesmo nome da torcida, Gaviões da Fiel. A escola de samba começou no carnaval paulistano como um bloco, idealizado por Ângelo Fasanelo em 1975. No ano seguinte, a Gaviões faturou o título do carnaval, com o enredo “Vai Corinthians!”.
Com grande apelo popular, o bloco cativava os torcedores do Timão e outros apaixonados por carnaval. Desta forma, a Gaviões da Fiel iniciou um período de hegemonia até o ano de 1980, quando o bloco ficou com o vice-campeonato. No ano seguinte, mais uma sequência de triunfos entre 1981 e 1988. Ao todo foram 12 títulos em 13 anos de desfiles como bloco.
De bloco a escola de samba
A Liga das Escola de Samba de São Paulo foi desenvolvida no final da década de 1980 e entre os principais nomes citados para participar estava o do bloco do Timão. Desta forma, a Gaviões da Fiel foi convidada para disputar o grupo de acesso no ano de 1989, onde a escola de samba faturou o vice-campeonato.
O primeiro título no grupo especial foi conquistado no ano de 1995, quando a agremiação emplacou o samba enredo “Coisa boa é para sempre”. Com cerca de 3500 componentes, a Gaviões da Fiel ofereceu um espetáculo para os espectadores.
Referência no carnaval paulistano e brasileiro
Atualmente, a Gaviões da Fiel é uma das principais Escolas de Samba de São Paulo e do país. A agremiação conta com um grande número de componentes e mantém um trabalho impecável na avenida.
Em relação ao carnaval 2023, a Escola de Samba tem como objetivo unir as religiões cristãs e de matrizes africanas no sambódromo. Com o samba enredo “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos”, a Gaviões desfila na sexta-feira, 17 de fevereiro.