Durante a transmissão do carnaval de 2011, o comentarista Ailton Graça fez um comentário que entraria para a história da escola de samba Império de Casa Verde. Enquanto a bateria da escola passava, Ailton, impressionado com a qualidade dos percussionistas, comentou que a bateria era “tão boa que parece o Barcelona”.
O Barcelona de 2011, atual campeão espanhol e futuro campeão europeu, era sinônimo de excelência e perfeição. A maestria de Messi, Xavi, Iniesta, Fabregas e Busquets dentro das quatro linhas, encantavam a todos os amantes do futebol. Os jogadores comandados por Pep Guardiola conquistaram quase todos os títulos que disputaram nesta temporada; a única exceção foi a Copa do Rei, vencida pelo Real Madrid, mas não foi o suficiente para ofuscar o brilho deste Barcelona.
Nasce o Barcelona do Samba
Ter seu trabalho comparado com esse time mágico, mesmo que por brincadeira, foi o suficiente para adotar a alcunha. O comentário despretensioso de Ailton Graça tomou proporções inesperadas dentro da escola e a bateria, que até então não tinha nome, virou “Barcelona do Samba”.
Se o Barcelona do futebol é “més que un club” (mais que um clube, em português), o do Samba não poderia ser diferente. Após adotar o nome do clube catalão, a bateria também adotou seu slogan e desde então é “mais que uma bateria”.
Enganado está quem pensa que a bateria da Império só tem nome. De acordo com o UOL, a bateria Barcelona do Samba destaca-se por ser uma das melhores do estado. O Mestre Robson Zoinho é o responsável por levar os culés a diversos prêmios especializados.
Tricampeã do Carnaval paulista, a Império de Casa Verde conta com a ajuda de sua bateria barcelonista para vencer mais um campeonato. Com um enredo inspirado na cultura afro-brasileira, a escola de samba tem previsão para estrear no carnaval às 1h45 da segunda-feira (20).