Após jejum, Haaland marca e iguala feito de Aguero no Manchester City
Norueguês do City chegou aos 26 gols na Premier League em apenas 22 jogos
Erling Haaland faz história no Manchester City logo em sua primeira temporada no clube. O atacante norueguês quebra recordes e impõe marcas praticamente de forma semanal. Nesta quarta-feira (15), o ex-Borussia Dortmund anotou o terceiro gol na vitória da equipe de Pep Guardiola por 3 a 1 contra o Arsenal, fora de casa, em jogo decisivo da Premier League.
Com a bola na rede ele pôs fim ao jejum, já que não marcava há três jogos. Além do mais, o jovem de 22 anos igualou uma marca de Kun Aguero, que é considerado por muitos torcedores o maior ídolo da história do City. Ele chegou aos 26 gols nesta edição da Premier League, mesmo número que o argentino conseguiu em 2014/15 na competição, o que é o máximo que um jogador alcançou na liga na história dos azuis de Manchester.
O que chama a atenção é que Haaland igualou o recorde de Aguero em apenas 22 jogos em campo. O City tem mais 15 partidas pela frente na Premier League e o norueguês pode quebrar outros recordes históricos. Os goleadores máximos da história em uma só edição da liga são Andy Cole, em 1993/94 pelo Newcastle United, e Alan Shearer, em 1994/95 pelo Blackburn Rovers, ambos com 34 gols.
O grande detalhe dessa estatística é que esses dois históricos jogadores da década de 90 fizeram 34 gols em uma época em que a Premier League tinha 22 clubes, ou seja, quatro rodadas a mais em comparação com o atual modelo. No atual formato de 38 rodadas, o recordista é Mohamed Salah, em 2017/18 pelo Liverpool, com 32 bolas na redes.
Neste ritmo, Haaland tem grandes chances de bater os dois recordes. E o Manchester City vai precisar dos gols dele para ser campeão da Premier League em 2022/23, em disputa acirrada com o Arsenal: ambos têm 51 pontos neste momento, mas o time de Guardiola lidera pelos critérios de desempate. O Manchester United aparece logo atrás, com cinco pontos a menos.
“Foi muito positivo, grandes comemorações, estou feliz com tudo. Precisávamos dessa vitória e agora temos que continuar nessa corrida, porque é o que o Manchester City deve fazer”, disse Haaland após vitória contra o Arsenal nesta semana.