Santos teve um novo empate no Paulistão 2023 e se complicou na tabela. Lanterna do Grupo A, o clube se vê em uma situação delicada e Odair Hellmann começa a ser contestado com mais força. Ainda há notícias sobre a situação de Robinho e o desabafo de João Paulo; veja as principais notícias do dia:
Itália pede que Robinho cumpra pena no Brasil
Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo estupro coletivo de uma jovem de 23 anos no ano de 2013. Por não ser permitido a extradição de cidadãos brasileiros que estão no Brasil, o ex-jogador ainda não está cumprindo a pena.
A Justiça da Itália, no entanto, pede que Robinho cumpra a pena de nove anos no Brasil. Ele foi condenado em terceira instância em janeiro de 2022. O ex-atleta do Santos não viaja de forma internacional desde então e “se esconde” no litoral paulista.
De acordo com reportagem da jornalista Janaina Cesar, do UOL, o ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, enviou um comunicado ao Governo do Brasil dizendo que “seja submetido a competente autoridade judiciária brasileira para que autorize, conforme a lei brasileira, a execução da pena de nove anos de reclusão infligida a Robson de Souza”.
Santos pode ficar fora da Copa do Brasil em 2024
Em situação complicada no Paulistão 2023, o Santos pode ter outros problemas diante da má campanha. O futuro regulamento da Copa do Brasil deve complicar os planos do clube em participar da principal competição mata-mata do país.
Depois do empate por 1 a 1 contra o Santo André nesta quinta-feira (16), o Santos soma apenas 10 pontos e se vê em um cenário difícil para lutar por classificação à próxima fase, além de ainda correr riscos de rebaixamento.
Em 2024, grande parte das vagas para a Copa do Brasil serão através dos estaduais. O Campeonato Paulista disponibilizará cinco vagas para a competição. Sendo assim, a equipe comandada por Odair Hellamann corre sérios riscos de não se classificar.
No entanto, o Santos pode se “salvar” com o Brasileirão: 12 vagas serão para clubes classificados para a Copa Libertadores da América, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro Série B, além de clubes do Campeonato Brasileiro de 2023 de acordo com a ordem de classificação.
Odair Hellmann sob pressão no Santos
Com o início ruim de temporada, Odair Hellmann já convive com a pressão da torcida. Segundo informações do jornalista Jorge Nicola, o Santos já cogita um novo nome para o cargo: trata-se de Antônio Carlos Zago, que treinou o ex-Red Bull Bragantino e é ex-técnico do Bolívar (BOL).
O Peixe tem apenas 10 pontos no Paulistão 2023 e está na lanterna do Grupo A, com riscos de não se classificar para a próxima fase e ainda vendo o rebaixamento com certo perigo. Nicola diz que o ex-zagueiro é bem avaliado pela direção.
Depois do empate frente ao Santo André, o atual treinador analisou a atual situação: “Fico até com dificuldade de impor minha ideia de jogo, o time não se repetiu. Jogamos nove jogos em 32 dias, perdendo quatro ou cinco gols da espinha dorsal da nossa ideia. Aos poucos, estamos tentando construir. É um time que está tentando se construir num campeonato tão difícil”, disse o comandante do Santos.
Santos conseguiu apenas uma virada em 2023
“Santos o time da virada, Santos o time do amor”, assim canta a torcida do Alvinegro da Vila Belmiro em alguns jogos. Porém, isso não vem acontecendo nesta temporada. Em 2023, o Peixe conseguiu apenas uma virada, contra o Mirassol, na primeira rodada do estadual.
João Paulo fala de momento ruim do Santos
“Falar que não abala emocionalmente vou estar mentindo. Time busca a vitória a todo momento e, às vezes por detalhe, acaba sofrendo o gol. Isso abala muito. Jogo difícil. Time buscou. Poderíamos ter virado o jogo. Difícil falar. Temos que vencer agora. Não temos que dar desculpa. Buscar a vitória”, ressaltou um dos líderes do vestiário do Santos.