No último dia 29, o Brasil perdeu o seu maior jogador de todos os tempos. Tricampeão Mundial, Pelé faleceu aos 82 anos. Seu velório, aberto ao público, acontece nesta segunda-feira (02), na Vila Belmiro, em Santos.
No velório, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, fez questão de exaltar o ex-craque, pelo que ele fez dentro de campo e por tudo que ele sofreu ao longo dos anos. Para ele, Pelé inspirou muita gente.
“Talento de ser um atleta completo, mas pela personalidade e dedicação às causas. Principalmente as que envolvem as questões sociais e com as crianças. É uma pessoa que sofria racismo calado, mas dava a resposta com trabalho. Isso perdura até hoje. Ele inspira cada um de nós, negros, a dizermos que somos capazes e temos que ser respeitados. Treinava mais do que todos, procurava se aperfeiçoar mais do que todos. É o atleta de todos os séculos, nunca será substituído”.
Sobre aposentar a camisa 10 em todos os clubes
Ednaldo Rodrigues ainda falou sobre a possibilidade de aposentar todas as camisas 10 do futebol brasileiro. O presidente não acha que é uma boa ideia e por enquanto, descarta a possibilidade.
“Minha opinião é que, por mais que as pessoas queiram aposentar a camisa 10, é uma instituição. O melhor atleta usa a 10. Qualquer time para dar essa camisa tem que ser um atleta com postura e dignidade. Respeito as opiniões contrárias, mas acho que todos os brasileiros e o mundo todo vão olhar a camisa 10 e pensar no Pelé”, disse o presidente da CBF.
Homenagens da CBF ao Pelé
Por fim, o presidente disse que todas as homenagens da CBF para o Pelé, terá uma prévia aprovação da família do Rei. Segundo ele, tudo será analisado e conversado. Por enquanto, ainda não pensaram em nada.
“Nossa administração vai ter um foco muito grande e permanente no sentido de preservar toda a memória e legado de Pelé. Não a partir de agora, mas estávamos enaltecendo as conquistas dele. É único. Todos estão reverenciando ele pelas conquistas, por ser negro e fica um exemplo grande para todos. Nós não podemos fazer nada que não tenha a aceitação da família dele. Temos que conversar para que seja conjunto. Cada homenagem é um momento de dor para eles. Não vamos fazer nada de forma desordenada”.
Além de três Copas do Mundo, Pelé venceu duas Libertadores, dois Mundiais de Clubes, seis títulos de Campeonato Brasileiro e 10 Campeonatos Paulistas. Tudo com a camisa do Santos.