O Vasco da Gama está perto de anunciar a contratação do goleiro Léo Jardim, que atualmente defende o LOSC Lille, sexto colocado da Ligue 1. De acordo com o portal LANCE, o atleta deve chegar ao Rio de Janeiro ainda nesta semana, onde assinará um contrato válido por três anos. Segundo o site, a negociação deve girar em torno de R$ 11,3 milhões.
Revelado pelo Grêmio, o jogador esteve no elenco campeão da Copa Libertadores de 2017, mas não chegou a entrar em campo durante a competição. Saiu do time gaúcho no ano seguinte, quando foi negociado por empréstimo com o Rio Ave, um ano depois foi adquirido em definitivo pelo clube português.
Após aquisição, foi imediatamente negociado com o Lille por 6 milhões de euros, onde permaneceu por um ano, até ser novamente emprestado, dessa vez para o Boa vista, também de Portugal. Em sua segunda passagem pelo país, foi titular em 35 partidas e não sofreu gols em 10 delas.
Enquanto o Lille conquistava o campeonato francês, em 2021, o Boa Vista de Léo Jardim lutou para não ser rebaixado para a segunda divisão portuguesa. Após boa temporada em Portugal, retornou à França em junho o mesmo ano, após término do empréstimo. Entre idas e vindas, atuou em 30 partidas pelo clube francês.
Mais informações sobre o novo goleiro do Vasco
Nascido em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, tem 27 anos e fez parte da base no Olé Brasil Futebol Clube, time voltado para a formação de jovens jogadores. Com 1,88 metro de altura, Jardim já foi convocado para a Seleção brasileira Sub-20, onde disputou somente duas partidas.
Caso a negociação seja concretizada, Léo Jardim será o segundo goleiro contratado pelo Vasco para o seguimento do ano, o primeiro foi Ivan, que estava no Corinthians. Alexander, Halls e Thiago Rodrigues completam a lista de goleiros do gigante da colina.