O Vasco já prepara o anúncio do goleiro Léo Jardim. O jogador de 27 anos chega em definitivo ao clube de São Januário. A diretoria cruzmaltina investir 2 milhões de euros (R$ 11 milhões, pela cotação atual) para tirá-lo do Lille, da França.
O Torcedores.com apurou que a negociação foi amarrada há duas semanas com o clube francês. Apesar disso, o Vasco aguarda apenas a documentação para confirmar o arqueiro como novo reforço para a temporada de 2023.
“Ainda faltam alguns detalhes para serem resolvidos. Estou muito feliz e contente com essa oportunidade. É o momento certo, perfeito. Espero que as coisas se resolvam para começar o quanto antes”, afirmou Léo Jardim em sua chegada ao Rio de Janeiro.
A carreira de Léo Jardim
2009 – 2011: Olé Brasil
2012 – 2018: Grêmio
2018 – 2019: Rio Ave
2019 – 2020: Lille
2020 – 2021: Boavista
2021 – 2022: Lille
Léo Jardim assinará com o Vasco até dezembro de 2026, mas há uma cláusula de extensão do vínculo por mais uma temporada. Para que o termo aditivo seja acionado, o jogador precisará cumprir metas pré-acordadas com o clube
O Vasco não enfrentou problemas durante a negociação para acertar os salários com Léo Jardim. Isso porque, o goleiro aceitou se enquadrar na nova realidade financeira do clube. Porém, os vencimentos podem ser “turbinados” com bonificações por metas atingidas.
A chegada de Léo Jardim ao Vasco é um pedido do técnico Maurício Barbieri. O goleiro não queria seguir no futebol europeu após amargar a reserva no Lille. Na atual temporada, por exemplo, ele disputou apenas seis partidas pela equipe francesa.
Números da temporada de Léo Jardim
Jogos: 6
Titular: 6
Reserva utilizado: 0
Gols sofridos: 13
Assistências: 0
Minutos em campo: 540
O goleiro não disputa uma partida oficial desde o dia 4 de setembro de 2022, quando foi titular na vitória do Lille por 3 a 1 sobre o Montpellier, pelo Campeonato Francês. Depois disso, ele não foi mais utilizado pelo técnico Paulo Fonseca.
Ainda segundo apurou a reportagem, Léo Jardim decidiu voltar ao Brasil para recuperar a carreira. Além disso, ele deseja ter mais minutos em campo mesmo com a concorrência de Ivan que foi contratado, junto ao Corinthians, por empréstimo.
Além de Léo Jardim, o Vasco contratou outros nove jogadores para 2023: o goleiro Ivan, os zagueiros Robson e Léo, os lateral Lucas Piton e Puma Rodríguez, os volantes De Lucca e Jair, e os atacante Lucca Orellano e Pedro Raul.